conecte-se conosco

Editorial

Mau tempo com alerta de ciclone demanda prevenção e cuidado no litoral do Paraná

Devemos compreender que as autoridades e órgãos meteorológicos não emitem nenhum aviso sem respaldo científico. Aliás, é a ciência uma das formas que o homem encontrou de compreender o mundo e a natureza ao qual ele faz parte e que ele deve, acima de tudo, respeitar

Publicado

em

editorial

O tempo virou. Já na terça-feira, 9, o litoral paranaense amanheceu com chuva, clima mais frio e vento, algo que deve aumentar nos próximos dias. A Marinha do Brasil, junto à Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), emitiu alerta aos navegantes sobre rajadas de vento e ondas em toda a costa paranaense. Além das condições meteorológicas desfavoráveis, isso se soma à questão astronômica, pois na quinta-feira, 11, deverá ocorrer Lua Cheia, algo que acentua as marés e gera alerta de ressacas no litoral do Paraná. 

O principal alerta feito é com relação aos navegantes. Embarcações, operadores, pescadores, enfim, todas as pessoas que vivem no mar de forma profissional, devem redobrar os cuidados nos próximos dias. A Paranaguá Pilots/Praticagem redobrou a atenção com navios fundeados e atracados no Porto, visto que está monitorando a situação climática na última semana, alertando a todos sobre a possibilidade de ciclone no município e em todo o litoral.

Além disso, obviamente a população deve se resguardar. Evitar se expor ao tempo de forma desnecessária e, principalmente, às condições climáticas no mar. Se até para profissionais a situação é de alerta, imagina só para quem não é. Devemos compreender que as autoridades e órgãos meteorológicos não emitem nenhum aviso sem respaldo científico. Aliás, é a ciência uma das formas que o homem encontrou de compreender o mundo e a natureza ao qual ele faz parte e que ele deve, acima de tudo, respeitar. 

Os próximos dias são de atenção e cuidado. Devemos ficar atentos aos alertas da Marinha, da Praticagem, dos órgãos meteorológicos e da Defesa Civil. Mais do que isso, acionar as autoridades no caso de qualquer ocorrência. A convivência com a natureza e o mar nos trazem inúmeros benefícios, mas também a obrigação de nos adaptarmos para resguardar a vida humana de todos, com segurança na navegação e prevenção a danos. 

Em alta

plugins premium WordPress