Na terça-feira, 15, a comunidade marítima de Amparo amanheceu com a visita do Projeto Porto em Ação, levando aos moradores diversas ações de educação, meio ambiente, saúde, segurança, higiene, beleza, entretenimento e cidadania.
O objetivo do projeto, realizado pela empresa pública Portos do Paraná, é estreitar a relação com a população que está na área de influência dos Portos de Paranaguá e Antonina, e tem obtido resultados positivos, como pode se constatar com os números obtidos na comunidade marítima do Amparo em que vivem cerca de 150 famílias, totalizando mais de 500 pessoas, sendo a pesca é a principal atividade econômica daquela população, assim como nas edições anteriores do evento.
Durante o dia, os moradores de Amparo puderam usufruir dos serviços e ações, podendo sentir que através do projeto o porto e seus parceiros, caminham juntos com as comunidades locais. Este olhar social para as comunidades é importante não apenas para quem recebe os serviços, mas também para quem se voluntaria para estar em uma ação deste porte.
Vale destacar que nesta edição em Amparo, o evento contou com quase cinquenta voluntários, que não mediram esforços para atenderem mais de duzentas pessoas.
A ação em parceria nas ilhas é organizada pela empresa pública paranaense desde 2019 e já foi realizada na Ilha do Mel e em Piaçaguera.
As atividades também acontecem no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, com atenção aos caminhoneiros que chegam para descarregar grãos e farelos.
Esta relação porto e comunidade desenvolve uma série de ações voltadas à população, levando ações nas mais diversas áreas e colaborando com a sociedade na busca de um desenvolvimento ambiental e socialmente sustentável.