conecte-se conosco

Editorial

Novos casos de dengue no litoral

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou na última terça-feira, 19, o informe epidemiológico que mostra a situação dos casos de dengue no Paraná

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou na última terça-feira, 19, o informe epidemiológico que mostra a situação dos casos de dengue no Paraná. O litoral teve quatro novos registros, todos em Pontal do Paraná. Mas, Paranaguá e Guaratuba já haviam registrado casos anteriormente. No inverno, há uma diminuição no aparecimento da doença, já que, no calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz mais rápido. Por isso, com a chegada das estações com temperaturas mais altas, aliado ao clima úmido, como a primavera e o verão, o alerta deve ser feito na região. 

De acordo com as informações divulgadas pelo órgão estadual, mais de 70% dos criadouros observados pelas análises realizadas pelas equipes de saúde são passíveis de remoção. Ou seja, está faltando atenção quanto a retirada de materiais que acumulam água em terrenos, nas ruas e nas residências. Desde uma tampinha de garrafa até um recipiente grande são locais perigosos para o desenvolvimento do mosquito e, consequentemente, da doença.

O descarte incorreto de lixo combinado a grande ocorrência de chuva nas últimas semanas pode gerar um agravamento da situação da doença. Todos já sabem como controlar a incidência de mosquitos e evitar a dengue, não faltam informações sobre isso. No entanto, é preciso colocar em prática e tornar o descarte correto dos materiais um hábito constante que faça parte da rotina das casas.

É importante seguir as diretrizes para evitar a disseminação da dengue, não deixando o mosquito se espalhar e causar transtornos à saúde pública. Somente com o trabalho em conjunto entre órgãos de saúde e população será possível realizar o devido combate e controle da doença.

Em alta

plugins premium WordPress