conecte-se conosco

Editorial

Nova etapa de vacinação e a esperança se renova

Mais um passo importante foi dado recentemente: o início da vacina para crianças

Publicado

em

A esperança tem se renovado nesta semana no litoral do Paraná. A esperança do fim da pandemia de Covid-19 com mais esse passo importante dado recentemente: o início da vacina para crianças de 10 e 11 anos. Na região, Paranaguá já começou essa etapa na segunda-feira, assim que as doses chegaram, na Estação Ferroviária e no centro de autismo e, logo no fim da tarde, já baixou a faixa etária para cinco anos. Matinhos também já deu o pontapé inicial e Guaratuba inicia hoje, quarta-feira, 19.

É válido ressaltar os esforços realizados pelas equipes de saúde em mais essa fase. Há toda uma organização e uma preocupação em orientar a população sobre a vacina frente a tantas desinformações que surgem nas redes sociais. 

Vacinar crianças, especialmente as que possuem alguma comorbidade, é fundamental para evitar casos graves de Covid-19. Que esse apelo seja compreendido pelos pais e responsáveis pela proteção desse público. As escolas reabrem no mês  que vem para o início do ano letivo de 2022 e é muito mais seguro para todos que os alunos de 5 a 11 anos sejam imunizados.

A autorização das doses pediátricas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pela Pfizer. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

A única forma de sair da pandemia é seguir as orientações das autoridades de saúde. Uma delas, e se não uma das principais, é realizar o esquema vacinal completo. Faça sua parte.