conecte-se conosco

Editorial

Mutirão de serviços aproximará autistas dos seus direitos

Os dados recolhidos através da emissão do documento contribuem não somente com a prioridade de atendimento dos autistas, como também para a elaboração de políticas públicas

Publicado

em

editorial

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é um documento que facilita a identificação e garante a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Além de estabelecimentos como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

Em Paranaguá, as famílias de crianças autistas, que estão matriculadas na rede municipal de educação, possuem atendimento gratuito no Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista. Além de acompanhamento com profissionais, o espaço também acolhe e orienta essas famílias sobre esses e outros direitos.

Neste mês, a população de Paranaguá, assim como de todo o litoral, terá acesso  facilitado a essas informações nos mutirões organizados pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. Durante a ação, será possível fazer a emissão da Carteira de Autista, solicitar o passe livre intermunicipal para transporte e solucionar alguma dúvida sobre os seus direitos. 

A ação é pontual, mas significa um grande passo para que mais famílias tenham a carteirinha para que este benefício cumpra seu objetivo de alcançar quem precisa. O documento gratuito já foi emitido no Paraná para mais de 3 mil pessoas até abril deste ano.

Os dados recolhidos através da emissão do documento contribuem não somente com a prioridade de atendimento dos autistas, como também para a elaboração de políticas públicas. Por meio do conhecimento desse índice é possível planejar novas ações para atender pessoas com TEA e, assim, oferecer mais qualidade de vida, com ambientes mais inclusivos e respeito às diferenças. 

Por isso, os mutirões planejados para o litoral do Paraná neste mês são tão importantes e precisam chegar ao conhecimento da população que terá a chance de fazer suas solicitações e estarem mais próximas dos seus direitos.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress