conecte-se conosco

Editorial

Sesc Paranaguá no combate à dengue

O Sesc Paraná lançou, nesta semana, a campanha de combate a dengue 2022 “Aqui o mosquito não entra”. Com menos focos, haverá menos mosquitos, menos infectados e menos hospitalizações. Além de uma cidade mais limpa e agradável para todos

Publicado

em

Em 2020, o Paraná viveu o que foi considerada sua pior epidemia de dengue da história, com mais de 114 mil casos confirmados e 105 óbitos de agosto de 2019 a abril de 2020. Ao todo, 195 cidades paranaenses entraram em situação de epidemia, o que representa quase metade dos municípios do Estado.

Para que a doença permaneça controlada e não faça mais vítimas no Estado, como já fez em anos anteriores, várias iniciativas têm sido criadas para conscientizar a população sobre a importância de remover criadouros do mosquito transmissor. As abordagens de se fazer isso também tem mudado. O Sesc Paraná lançou, nesta semana, a campanha de combate a dengue 2022 “Aqui o mosquito não entra”, pela qual incentiva os moradores a registrar os focos do mosquito antes e após a sua eliminação. A ação funciona por meio de um aplicativo de celular, que acumula pontos e pode gerar uma premiação ao final da campanha.

Essa foi a maneira lúdica encontrada para engajar os paranaenses e para que cada um faça sua parte. Com a possibilidade de aplicação nas salas de aula, as crianças e adolescentes possam ser motivados a participar da iniciativa entendendo a problemática da doença e a relação da enfermidade com o descarte correto do lixo. Sem contar o envolvimento da família nesse processo de conscientização, já que as crianças menores precisam utilizar o celular dos pais para participar e gerar pontos.

Estima-se que 80% dos criadouros estão localizados em residências e propriedades privadas. Por isso, que essa disputa do bem possa realmente mobilizar a comunidade e refletir onde é mais necessário: na manutenção do controle da doença. Com menos focos, haverá menos mosquitos, menos infectados e menos hospitalizações. Além de uma cidade mais limpa e agradável para todos.