Editorial

Logística descentralizada e importância do SUS para a vacinação contra a Covid-19

Para que a vacinação ocorra da forma mais ampla possível, com controle definitivo da pandemia, o papel do SUS será de suma importância, visto todas as campanhas de imunização de sucesso existentes há décadas no Brasil. Mais recentemente, se viu isso claramente em Paranaguá com a vacinação contra a dengue e a Influenza, entre outras doenças

Logística descentralizada e importância do SUS para a vacinação contra a Covid-19

Logística descentralizada e importância do SUS para a vacinação contra a Covid-19

Para que a vacina contra a Covid-19 chegue a todos, é essencial que o Poder Público, por meio do Governo Federal, Governo do Estado e prefeituras, atue em sintonia, com critérios científicos e agilidade, visto que a pandemia segue com dados alarmantes, causando mortes e internações, algo visto constantemente no litoral pelos boletins divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Hospital Regional do Litoral (HRL). Nesta esfera, a cura e o controle do Coronavírus passam exclusivamente pela imunização e pelas medidas preventivas.

Na última semana, a Folha do Litoral News entrevistou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, que adiantou a forma de imunização dos grupos prioritários, entre eles idosos de asilos, profissionais de saúde e indígenas aldeados, sendo que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão indo ao encontro dessas pessoas para realizar a imunização. Além disso, o gestor esclareceu que a campanha de vacinação em Paranaguá, posteriormente abrangendo outros grupos prioritários e população em geral, será descentralizada, mesclando um ponto central com diversos locais de vacinação pela cidade, bem como possibilidade de drive-thru, ou seja, o município utilizará todos os caminhos possíveis para que as doses cheguem aos moradores em todos os bairros.

É válido ressaltar que os critérios de grupos prioritários e ordem de vacinação seguem ao que especificam o Ministério da Saúde (MS) e a Sesa, ou seja, os prefeitos não podem inventar um plano próprio, eles precisam obedecer à logística existente no plano federal e estadual de vacinação que foi planejado de forma a superar a pandemia em todo o Brasil. 

Para que a vacinação ocorra da forma mais ampla possível, com controle definitivo da pandemia, o papel do SUS será de suma importância, visto todas as campanhas de imunização de sucesso existentes há décadas no Brasil. Mais recentemente, se viu isso claramente em Paranaguá com a vacinação contra a dengue e a Influenza, entre outras doenças. É o SUS a base da saúde pública. Apesar de todas as dificuldades e mortes ocasionadas pela pandemia, sem o SUS a situação estaria infinitamente pior. É o SUS que traz leitos, respiradores, atendimento e é ele que está levando a vacina contra a Covid-19 para todos os cantos do País, tudo isso de forma gratuita. Ao SUS o nosso respeito e confiança, pois ele é um patrimônio do povo brasileiro, independente de gestão política. 

Leia também: Vacinação de idosos contra a Covid-19 em Paranaguá e respeito à vida

Você também poderá gostar

Logística descentralizada e importância do SUS para a vacinação contra a Covid-19

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.