Connect with us

Editorial

A humanização no atendimento a pacientes com câncer

Percebe-se que a Unidade do Erasto Gaertner é, sem sombras de dúvidas, uma grande conquista para toda a região

Publicado

em

Em janeiro de 2020, ocorreu a inauguração da Unidade Descentralizada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá, a qual ficou temporariamente fechada em virtude da pandemia de Covid-19, mas já retomou seus trabalhos voltados à população do litoral, inclusive realizando o acompanhamento a mais de 140 pacientes, gerando 642 atendimentos apenas no mês de julho.

Esse serviço de saúde no litoral, com sede em Paranaguá, representa humanização no tratamento ao câncer, pois muitos atendimentos podem ser feitos na própria cidade ou perto de casa, facilitando o acesso aos pacientes e oferecendo um certo conforto, o que é primordial na luta contra esta doença.

Diariamente, o espaço oferece aos pacientes consultas com cancerologista, oncologista clínico, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista, além de realização de exames de sangue, preventivos ginecológicos, biópsias, curativos, infusão de quimioterapia e dispensação de quimioterápicos orais, hormônios e medicamentos para dor.

Desta forma, percebe-se que a Unidade do Erasto Gaertner mais perto dos parnanguaras e população do litoral é, sem sombras de dúvidas, uma grande conquista para toda a região, pois muitos pacientes e familiares não precisam se deslocar até a capital do Estado para receber o tratamento adequado.

Assim, o que se espera neste contexto é que a unidade siga com seus atendimentos beneficiando mais e mais pessoas da região e minimizando o sofrimento de muitas famílias de Paranaguá e e demais municípios litorâneos.