conecte-se conosco

Editorial

Justiça no Bairro e o acesso facilitado aos direitos da população

Em março de 2023, o Programa Justiça no Bairro completou 20 anos levando serviços para a população. Ação ocorre neste mês em Paranaguá

Publicado

em

editorial

Um dos grandes desafios do Poder Judiciário é fazer chegar os direitos a quem mais precisa. Grande parte da população é carente de serviços da justiça por não saber como encontrar ou por não ter a orientação devida para que possa resolver suas pendências. É essa questão que o Programa Justiça no Bairro tenta solucionar. Em todo o Paraná, ações são realizadas pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por meio da colaboração de diversos parceiros, para disponibilizar serviços à população de diversas regiões do Estado. 

Em março de 2023, o Programa Justiça no Bairro completou 20 anos levando serviços para a população, diminuindo as distâncias cultural, econômica e social da sociedade de baixa renda, garantindo o exercício da cidadania. Por meio da ação, vários atendimentos viabilizam a resolução de questões de forma rápida e efetiva. Processos que poderiam durar até quatro anos, são resolvidos no mesmo dia durante o evento.

A idealizadora do Justiça no Bairro é a Desembargadora do TJPR, Joeci Machado Camargo, que ainda coordena o evento nos municípios. A boa notícia é que o Programa será realizado mais uma vez em Paranaguá para atender a comunidade local. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 11 e 13 de maio. Para isso, os interessados não podem deixar de fazer o agendamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Oportunizar a resolução de conflitos e pendências para o público mais vulnerável mais perto de suas casas promove a cidadania e faz com que a justiça cumpra verdadeiramente o seu papel na sociedade, reforçando sua responsabilidade social. Que a ação em Paranaguá alcance bons resultados na próxima semana, levando os serviços a quem mais precisa.

Em alta