conecte-se conosco

Editorial

Poder Judiciário mais próximo dos cidadãos no litoral

Com a Operação Litoral levando o serviço até o público, se estreita as relações entre população e poder judiciário e torna acessível aquilo que é de direito dos cidadãos

Publicado

em

Com o objetivo de aproximar a justiça da população, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) deu início a 2.ª fase da Operação Litoral, visando o movimento na região nesta época devido ao Carnaval. A ação acontece em parceria com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e Polícias Militar e Civil, que também realizam a Operação Verão neste período do ano. O objetivo, além de aproximar os cidadãos dos seus direitos, é promover e agilizar a prestação jurisdicional e orientar moradores e visitantes que tenham alguma dúvida.

Durante a pandemia, o Tribunal de Justiça do Paraná disponibilizou atendimentos on-line, com a possibilidade de ajuizar uma ação nos juizados especiais por e-mail, com envio da documentação. No entanto, sabe-se que nem todos os cidadãos estão familiarizados com o meio digital ou, ainda, possuem dúvidas que precisavam ser sanadas antes de iniciar o procedimento. Ainda assim, os serviços prestados de forma virtual foram importantes no período mais crítico da pandemia, no qual as medidas de isolamento social eram ainda mais necessárias.

No ano passado, durante a temporada, o trabalho do TJPR resultou em diversas audiências, com atendimento de muitos veranistas e vários serviços prestados à toda população litorânea. Dessa forma, com a Operação Litoral levando o serviço até o público, se estreita as relações entre população e poder judiciário e torna acessível aquilo que é de direito dos cidadãos, mas que nem sempre chega ao seu conhecimento. 

Que a ação nessa temporada tenha bons resultados, pois, sem dúvida, a população do litoral paranaense ganha com o acesso facilitado a serviços jurisdicionais, além de reforçar a importância de iniciativas como essa na região.

Continuar lendo
Publicidade