Connect with us

Editorial

Fim de semana em tempos de Coronavírus

Decretos são publicados pelos municípios, barreiras sanitárias são montadas, tudo isso para conscientizar os residentes na região e os turistas de que quarentena não é sinônimo de férias

Publicado

em

Dia a dia, os casos do novo Coronavírus vão crescendo em Paranaguá e no litoral do Paraná. Decretos são publicados pelos municípios, barreiras sanitárias são montadas, tudo isso para conscientizar os residentes na região e os turistas de que quarentena não é sinônimo de férias e que a circulação de pessoas deve ser evitada nas praias e municípios. O momento é de distanciamento social e higiene contínua para que a situação siga controlada.

O Hospital Regional do Litoral (HRL), principal casa hospitalar da região, possui seus leitos ocupados cada vez mais por pacientes para tratamento da Covid-19. Segundo matéria divulgada nesta edição, 50% dos técnicos do HRL estão afastados por suspeita de Coronavírus, o que demonstra a alta infestação da doença no litoral, bem como a batalha diária dos heróis profissionais de saúde para atender a população. 

Profissionais estão colocando em risco suas vidas para tratar de cidadãos que em alguns casos não se esforçam ao mínimo para realizar o distanciamento social diário e lavar as mãos constantemente. 

É inevitável que, caso os infectados aumentem, com desdém da população para a prevenção ao Coronavírus, o Hospital Regional fique sobrecarregado e não tenha mais leitos para atender pacientes. É hora de agir para que o sistema público de saúde não entre em colapso e mais vidas sejam perdidas.

O momento é de responsabilidade individual e coletiva. Se precaver e ficar em casa. Se for para sair, apenas em situações de necessidade e de trabalho, sempre com máscara, lavando as mãos e se distanciando dos outros. 

Quanto mais realizarmos o isolamento social e as medidas sanitárias para prevenção à Covid-19, menos tempo as coisas irão demorar para voltarem ao “novo normal”.