conecte-se conosco

Editorial

Doar sangue: um ato ainda mais necessário e humano em tempos de pandemia

O Hemepar Paranaguá está convocando todas as pessoas que já são ou querem ser doadoras a realizar tal ato de fraternidade, que é ainda mais urgente em tempos de pandemia do Coronavírus

Publicado

em

Vacina, ciência e prevenção: o tripé para superar a Covid-19

Na edição deste fim de semana da Folha do Litoral News, consta matéria ressaltando que a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está com seu estoque muito abaixo do ideal. O motivo é a pandemia da Covid-19, que reduziu o número de doadores, que ou estão em isolamento ou contraíram a doença e não podem doar durante 30 dias. Além disso, houve recente aumento de pessoas que contraíram a dengue e, da mesma forma que o Coronavírus, ficam impedidos de fazer a doação durante 30 dias a seis meses.

Ocorre que este sangue doado é urgente o tempo todo para atendimento de urgência, emergência, grandes cirurgias e doenças crônicas no Hospital Regional do Litoral (HRL) e nas unidades hospitalares da região. Ele também é usado para também para casos graves da Covid-19 que necessitam da tranfusão para garantir a sobrevivência da pessoa que está lutando contra a doença. Ou seja, se a demanda já era grande em tempos normais, no período pandêmico que vivemos isso se intensificou, visto a alta lotação da Ala Covid-19 do HRL. 

O Hemepar Paranaguá está convocando todas as pessoas que já são ou querem ser doadoras a realizar tal ato de fraternidade, que é ainda mais urgente em tempos de pandemia do Coronavírus. A doação é feita de forma agendada com a UCT pelo telefone (41) 3420-6663, com o foco contínuo de garantir o distanciamento social, fazendo a coleta respeitando todos os protocolos sanitários necessários. O Hemepar fica localizado na avenida Gabriel de Lara, 657. 

Há pessoas que dizem que a humanidade sairá melhor após a pandemia, há outros que dizem que este período só intensificou o quanto precisamos melhorar como seres humanos, visto a falta de respeito às medidas preventivas e ao próximo. Entretanto, cada um de nós não precisa esperar que este período pandêmico passe para fazermos o melhor para os outros. Doar sangue é uma ação simples que gera uma boa ação imediata a diversas pessoas, inclusive podendo salvar vidas. E o senso humanitário pode ainda ser maior com o cadastro para doação de medula óssea no Hemepar, outra necessidade contínua para tratamento com leucemia, aplasia medular ou outras patologias.

Em alta

plugins premium WordPress