Editorial

Doar sangue se tornou algo ainda mais importante em tempos de pandemia

O período de crise sanitária que vivemos demonstrou que a sociedade precisa pensar coletivamente para superar épocas difíceis em prol da vida. Que esta lição amarga que ainda estamos vivendo nos faça melhores, nos traga uma noção de pertencimento social, onde devemos pensar em fazer o bem ao próximo. Uma demonstração clara disso é justamente a doação de sangue: um ato nobre, que comprovadamente salva vidas de desconhecidos, pessoas próximas, familiares ou até mesmo a nossa

cc47579j 1623103130

A doação de sangue é algo necessário em tempos normais, algo que se acentuou ainda mais nesta época de pandemia de Covid-19. Continuamente o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) divulga pedidos para que pessoas doem sangue, algo justificado, visto que, segundo a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá, em março deste ano houve diminuição de 40% do número de doações. 

No próximo dia 14 de junho se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, algo frisado em matéria de utilidade pública divulgada nesta edição da Folha do Litoral News. Segundo o que foi repassado pelo Hemepar, além da pandemia, a epidemia da dengue, chegada do inverno e aumento de pessoas com gripe, são outros itens que influenciam na redução de doações que já caíram drasticamente desde março de 2020, quando o Coronavírus deu as caras no litoral e em todo o Brasil.

Os tipos de sangues que mais estão em falta no Hemepar de Paranaguá são O+ e O-, entretanto, qualquer tipo é bem-vindo. Válido ressalta que a unidade também faz cadastro de doadores de medula, outro tipo importante de ação que salva vidas diretamente. 

O período de crise sanitária que vivemos demonstrou que a sociedade precisa pensar coletivamente para superar épocas difíceis em prol da vida. Que esta lição amarga que ainda estamos vivendo nos faça melhores, nos traga uma noção de pertencimento social, onde devemos pensar em fazer o bem ao próximo. Uma demonstração clara disso é justamente a doação de sangue: um ato nobre, que comprovadamente salva vidas de desconhecidos, pessoas próximas, familiares ou até mesmo a nossa. 

Quer doar sangue? Compareça à UCT do Hemepar em Paranaguá na Avenida Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. Os telefones para contato são: (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663 (WhatsApp). O espaço funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Você também poderá gostar

Doar sangue se tornou algo ainda mais importante em tempos de pandemia

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.