conecte-se conosco

Editorial

Dengue: prevenção é necessária em todas as épocas do ano

O Brasil vive um novo surto de dengue e, em quatro meses, chegou ao patamar de todo o ano passado

Publicado

em

editorial

Nessa semana, o Ministério da Saúde fez um alerta a uma situação que tem se agravado em todo o País, o número de casos de dengue confirmados. No litoral do Paraná, o cenário não é diferente e também merece atenção. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na terça-feira, 3, apontou 105 novos casos da doença na região em apenas uma semana.

O Brasil vive um novo surto de dengue e, em quatro meses, chegou ao patamar de todo o ano passado. Foram 542 casos até 23 de abril, segundo o Ministério da Saúde, sendo que no ano passado inteiro, o Brasil somou 544 mil casos. O que corresponde a um aumento de 113%. Já são 160 óbitos por dengue em todo o País.

A situação contraria o que muitos esperam nessa época do ano, em que, normalmente, os casos de dengue caem, ao invés de subir, pelas condições climáticas. Por isso também o alerta é necessário. Não se pode deixar de adotar medidas de prevenção em nenhuma época do ano, independente da região.

Todo cuidado é pouco quando se fala de uma doença que já deixou muitas marcas em todo o País. Vários locais, em anos anteriores, registraram a alta desenfreada dos casos, culminando em epidemias que causaram um grande problema nos serviços de saúde.

Os casos mais graves podem atingir pessoas dos grupos de risco como idosos, gestantes e pessoas com algum tipo de doença crônica. No entanto, o alerta vale para todos e ao sinal de algum dos sintomas é preciso procurar atendimento médico. Febre, mal-estar geral e dor nas articulações não devem ser desprezadas pela população.

Portanto, além da necessidade de ações de enfrentamento da doença pelas autoridades de saúde neste momento também é preciso reforçar os cuidados que cada cidadão pode ter em sua casa para evitar o mosquito transmissor.

Continuar lendo
Publicidade