Editorial

Comércio paranaense apresenta bom desempenho

Se o comércio vai bem, o número de empregos e investimentos podem aumentar, mobilizando toda a economia dos municípios

editorial

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana, indicaram que o Paraná ficou acima da média nacional no que se refere ao volume de vendas e a receita do comércio. No mês de agosto deste ano, o aumento registrado foi de 3,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. 

O bom desempenho do Paraná foi alcançado, especialmente, por alguns segmentos como artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, móveis, combustíveis e supermercados.

O aumento das vendas do comércio nos primeiros meses do ano pode indicar também uma intenção de compra dos consumidores para os próximos meses. À medida que se aproximam as festas de fim de ano, se aumenta a expectativa dos comerciantes para bater recorde de vendas nessa época, tida como a mais importante e representativa para o setor. É neste período também que surgem os empregos temporários que oportunizam vagas aos trabalhadores.

Muitas empresas já deram início ao processo de contratação de funcionários temporários. Neste ano, segundo sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR, 15% dos estabelecimentos paranaenses pretendem contratar temporários. As vagas ofertadas são predominantemente para atendente geral e vendedor. Neste mês, também houve destaque no setor de serviços, que cresceu 11,8% no Paraná de janeiro a agosto, sendo este o melhor desempenho da região Sul e o segundo melhor de todo o País.

Se o comércio vai bem, o número de empregos e investimentos podem aumentar, mobilizando toda a economia dos municípios. Que o Paraná continue apresentando bons índices e se destacando no País.

Comércio paranaense apresenta bom desempenho

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Comércio paranaense apresenta bom desempenho

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.