Connect with us

Editorial

A produtividade e o cuidado com o meio ambiente

Nesta semana, o Porto de Paranaguá atingiu a marca de 99,29% em avaliação ambiental

Publicado

em

O Porto de Paranaguá vem constantemente batendo recordes em números de movimentação de cargas, mostrando a eficiência e grande competitividade da empresa pública instalada no município, além disso, deixa claro também outros quesitos importantes e imprescindíveis na contemporaneidade como o cuidado com o meio ambiente.

As operações portuárias exigem inúmeros cuidados tendo em vista se evitar contaminações e outros problemas ligados ao setor e isso, pelo que se evidencia, é cumprido à risca pela empresa pública Portos do Paraná, pois nesta semana a empresa atingiu a marca de 99,29% em avaliação ambiental, a qual é feita pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A Lei n.º 10.233/2001 em seu artigo 11 destaca que “o gerenciamento da infraestrutura e a operação do transporte aquaviário também devem ser regidos pelo princípio da sua compatibilização com a preservação do meio ambiente”, a partir desse princípio, a Antaq vem verificando as instalações portuárias e conhecendo aspectos fundamentais de sua gestão. Daí surgiu a criação do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), o qual é um instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias. Assim, o IDA permite quantificar e simplificar informações de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias.

Além disso, o IDA é uma forma de demonstrar quais portos estão atuando de forma comprometida com os critérios estabelecidos e agindo de forma a não impactar negativamente o ambiente em que estão inseridos. Ele não serve como forma de punição e sim como maneira de enaltecer metodologias sérias de trabalho, com olhar para o futuro.

Assim, percebe-se que Paranaguá abriga em seu território um porto que é gerido por pessoas comprometidas e com atuação responsável, o que certamente remete a ganhos a toda comunidade local.