Connect with us

Editorial

Mesários voluntários e o exercício da democracia

Nas Eleições Municipais 2020, o Paraná bateu recorde de inscrição de mesários voluntários

Publicado

em

Ao votar nos candidatos de sua escolha durante as eleições, os cidadãos têm a oportunidade de exercer a democracia. Quando se propõe a trabalhar como mesário voluntário, ainda mais. Nas Eleições Municipais 2020, o Paraná bateu recorde de inscrição de mesários voluntários, surpreendendo, de forma positiva, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), que realizou uma ampla campanha para atrair os eleitores a atuar como mesários.

Em Paranaguá, este processo eleitoral teve o dobro de mesários voluntários quando comparado ao pleito de 2018, quando ocorreu a eleição presidencial. Além dos benefícios obtidos ao exercer essa função fundamental para a democracia, esses cidadãos mostram o interesse pela política e entendem a importância da sua participação em um momento decisivo para os municípios.

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, a Justiça Eleitoral privilegiou aqueles mesários que não fazem parte do grupo de risco para a doença, a fim de garantir uma maior segurança a todos. Sendo assim, o alvo foram os universitários, a partir de parcerias firmadas com universidades. E a parceria deu certo, basta ver o recorde de inscrições pelos canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral.

Paranaguá possui 101.403 eleitores. Espera-se que, mesmo diante das dificuldades e mudanças que a pandemia trouxe para o processo eleitoral, os mesários possam recebê-los e, mais uma vez, contribuir com a democracia neste momento histórico para a sociedade.