Connect with us

Editorial

A prática da empatia em tempos de pandemia

A sociedade parece ter tirado bons aprendizados da pandemia do Novo Coronavírus

Publicado

em

Apesar deste ser um período bastante conturbado, a sociedade parece ter tirado bons aprendizados da pandemia do Novo Coronavírus. Um dos que mais chama a atenção é a empatia. Com muitas pessoas com dificuldades financeiras devido ao impedimento de suas atividades financeiras, a comoção de diversos grupos, universidade e entidades foi imensa, pessoas que arregaçaram as mangas em benefício do próximo.

Atualmente, há várias campanhas em andamento, para doação de máscaras em troca de alimentos, para arrecadação de mantimentos para famílias carentes e, como mostra essa edição da Folha do Litoral News, ações do projeto 5C, que já realiza um importante papel em prol das crianças em situação de vulnerabilidade, no Parque São João, em Paranaguá.

É válido lembrar que, embora haja informações sobre a prevenção da doença por todos os cantos atualmente – formas de lavar as mãos corretamente, manter uma alimentação saudável, se manter ativo, usar álcool em gel, o que fazer quando sentir algum sintomas, entre outras – elas nem sempre chegam nas casas de todos os brasileiros. Existe uma parcela da sociedade que vive na obscuridade, que não tem água encanada e nem tratamento de esgoto, por exemplo, e não consegue adotar nem ao menos as medidas mais básicas de proteção à sua saúde.

Por isso, é louvável que haja indivíduos neste momento mobilizados para olhar por aqueles que mais precisam. Que essa solidariedade que se faz presente seja replicada e motive mais pessoas para que os impactos a essas comunidades carentes sejam minimamente sentidos.