A luta contra a Aids tem um dia do ano especial para o desenvolvimento de ações de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce. O Dia Mundial de Combate à Aids foi celebrado ontem, quinta-feira, dia 1.º, com a campanha do Dezembro Vermelho em Paranaguá. No Terminal Urbano de ônibus foram disponibilizados testes rápidos gratuitos pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Pastoral da Aids, que há anos atua na luta contra o vírus HIV.
A campanha se faz necessária pelo alto índice de casos registrados em Paranaguá que, de acordo com informações do município, todos os dias registra casos positivos. No Brasil, cinco pessoas são infectadas pelo HIV por hora. A carga viral pode ser controlada com medicamentos distribuídos gratuitamente, mas nem todos conseguem diagnosticar o vírus precocemente. Em 2021, o País registrou 13 mil mortes em decorrência da Aids.
Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), ao longo do ano passado foram 50 mil novos casos, o que fez o País chegar à marca de 960 mil pessoas vivendo com a doença. O mês ganha a cor vermelha para alertar as pessoas para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Para a queda dos índices de casos e de mortes, é preciso que o tema seja discutido o ano todo.
O alerta maior neste momento é para os jovens. Segundo o Ministério da Saúde, dos casos registrados entre 2007 e junho de 2021, 52,9% foram entre jovens de 20 a 34 anos. A doença não é mais falada como há anos atrás, quando se via ídolos falecendo após a infecção que ainda tinha pouca ou nenhuma forma de tratamento. Campanhas como essa, portanto, reforçam que a preocupação com a doença é constante e ainda existe uma luta para diminuir os índices de casos.