conecte-se conosco

Direito & Justiça

Fórum de Paranaguá recebe estudantes do programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”

Iniciativa leva conhecimento sobre o Poder Judiciário, além de direitos das crianças

Publicado

em

Neste segundo semestre do ano, estudantes de escolas municipais de Paranaguá iniciaram o programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”. A iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) foi aderida pela comarca de Paranaguá para oferecer noções básicas de justiça e cidadania e sobre o funcionamento do Poder Judiciário. 

Na manhã de segunda-feira, 16, cerca de 80 alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões e da Escola Municipal Joaquim Tramujas visitaram o Fórum de Paranaguá. No espaço, eles conheceram o Tribunal de Justiça e tiraram suas dúvidas com defensoras públicas que atuam no litoral, uma representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com a diretora-geral do Fórum da Comarca de Paranaguá, Dra. Priscila Soares Crocetti, que também é juíza de Direito Titular da Vara da Infância e Juventude e Anexos.

Cerca de 80 alunos da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões e da Escola Municipal Joaquim Tramujas visitaram o Fórum de Paranaguá

Segundo ela, na primeira etapa do projeto foram realizadas visitas nas escolas. “Antes da gente fazer as visitas, os professores já recebem as cartilhas que explicam sobre o funcionamento da justiça, quem trabalha na justiça, quem são os operadores e qual a função de cada um. Aprendem sobre as atribuições do legislativo, executivo e judiciário, e direitos básicos das crianças”, disse a Dra. Priscila.

Na segunda etapa, as crianças conhecem o Fórum e veem na prática o funcionamento do sistema. “Tratamos novamente de alguns temas que eles já estudaram, trazem suas dúvidas e se interessam mais pelo assunto. Muitos passam a dizer que querem exercer alguma das profissões e isso é muito interessante”, afirmou a Dra. Priscila.

A terceira etapa do projeto consiste em uma apresentação cultural, preparada pelos estudantes, com data ainda a ser confirmada. “Nesse momento, eles mostram o que aprenderam e o que resultou o projeto. Depois temos a premiação com a plaquinha para as escolas participantes e as medalhas para as crianças que se apresentam. A ideia principal é que elas sejam multiplicadoras desses saberes que são tão fundamentais, o exercício da cidadania, seus direitos e deveres”, declarou. Para ela, esta é uma forma do Poder Judiciário se aproximar da comunidade.

A diretora-geral do Fórum de Paranaguá, Dra. Priscila Soares Crocetti, que também é juíza de Direito Titular da Vara da Infância e Juventude, conversou com os estudantes

Sobre o programa

Desde 1993, o TJPR desenvolve o “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”. Além de trazer essas informações a estudantes do 6.º ano do Ensino Fundamental, a iniciativa também integra o Poder Judiciário à sociedade. O programa contribui para a formação e para o despertar da cidadania entre as crianças, consideradas agentes multiplicadores de conhecimentos.

plugins premium WordPress