conecte-se conosco

Cultura

Escritora parnanguara toma posse na quinta-feira na Academia de Letras do Brasil

A cerimônia de posse de Cecília Leal como Acadêmica Imortal Efetiva, acontecerá às 19h30, no Centro Paranaense Feminino de Cultura, em Curitiba

Publicado

em

A escritora parnanguara, Cecília Ferreira Leal, 23 anos, tomará posse na Academia de Letras do Brasil (ALB) – seccional Paraná, em cerimônia a ser realizada na noite de quinta-feira, 3, às 19h30, no Centro Paranaense Feminino de Cultura (CPFC), localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 1.717, em Curitiba, ocasião os novos imortais receberão os Diplomas e as Medalhas efetivando suas participações na academia.

Cecília foi convidada pela presidente da ALB – PR, Maria Tereza Marins Freire, a participar como Acadêmica Imortal Efetiva, tendo como patronesse Júlia da Costa.

Cecília morou em Paranaguá até os 17 anos, onde já despontava para o universo literário. “Quando vim para Curitiba, imaginava aproveitar todas as oportunidades que surgissem, mas fazendo duas faculdades, não havia muito tempo. Então veio a pandemia. Apenas nesse ano, portanto, fui apresentada ao rico âmbito cultural da capital. Não imaginava que alguém que havia acabado de sair da faculdade poderia estar ao lado de acadêmicos com mestrado, doutorado e anos de experiência, mas eu também possuía alguma experiência, devido a isso, julgo eu, fui convidada pela presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional Paraná a participar como Acadêmica Imortal Efetiva, tendo como patronesse Júlia da Costa”, comenta a escritora

Ceciíia possui mais de vinte e seis livros de sua autoria

Ela explica que a Academia de Letras do Brasil tem como objetivos principais apoiar as letras ativas, capazes de fortalecer, tanto os leitores como os escritores que buscam apontar, analisar e oferecer ideias para a solução dos problemas sociais, valorizando a criatividade de cada Membro, que coloca em sua prosa e na sua poesia o alento, a distração e a inspiração. Dessa forma, as seccionais se desenvolvem no País, expandindo as oportunidades que a literatura oferece para a sociedade em geral, de forma estruturada e agregadora no que diz respeito aos escritores.

Cecília conta a emoção de como foi ser convidada a participar da ALB. “Ser convidada para participar da Academia de Letras do Brasil – seccional Paraná, como acadêmica imortal efetiva, já foi indescritível. Representar Paranaguá em uma academia tão relevante para a literatura e cultura paranaense é uma honra em todos os sentidos. Tenho como patronesse Júlia da Costa, a primeira poeta paranaense que também era parnanguara. Paranaguá é a cidade mãe do Paraná e eu tenho muito orgulho de dizer que esta é a minha cidade natal”, finalizou a escritora.

Quem é Cecília Leal

Cecília Ferreira Leal nasceu na cidade histórica de Paranaguá, em 1999, vindo a entrar no universo literário como escritora com apenas onze anos.

Cantora, instrumentista e compositora de mais de 100 músicas, é modelo da Cla Ribeiro Agency e foi considerada mais de dez vezes uma das 250 melhores poetas pelos concursos da Vivara Editora Nacional.

Aos quinze anos, publicou uma saga juvenil de quatro livros, Os Gêmeos Férreo, por meio de editora independente. Aos dezesseis, escreveu a obra Aos Olhos de Um Tigre, não ficcional, publicada e divulgada em âmbito internacional pela Chiado Editora Global (2017), sobre o Karatê, do estilo Goju-ryu.

Em 2018 publicou As Crônicas de Sensei Aníbal, livro composto por contos verídicos em ordem cronológica sobre a vida de seu saudoso mestre de Karatê, Aníbal de Jesus Severo, e em 2019 lançou Livrecontos, uma obra composta por contos metafóricos, ambos pela Editora Multifoco.

No ano de 2021, mesmo em meio à pandemia, publicou a obra Arigatai, Arigatou: A História de Vida de Kikue Hayashida, em âmbito internacional (Chiado Editora Global).

Também em 2021, recebeu um Título de Honra ao Mérito de sua cidade natal, Paranaguá, das mãos do vereador e professor Carlos Fangueiro, por sua dedicação à cultura, ao nome da cidade para fora do país.

No ano de 2023, Cecília foi convidada para participar da Academia de Letras do Brasil- seccional Paraná, como acadêmica imortal efetiva, tendo como patronesse Júlia da Costa. Sendo assim, tornou-se imortal com apenas 23 anos de idade.

Seus hobbies são a prática de artes marciais como Kung Fu e Karatê, sendo faixa preta no último esporte. Possuindo poemas inscritos em antologias nacionais e em Portugal, Cecília Leal, agora com 23 anos, é bacharela em Direito pela FAE – Centro Universitário e historiadora formada pela Universidade Federal do Paraná, possuindo mais de vinte e seis livros de sua autoria.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress