Médico João Zattar explica que caranguejadas com aglomerações devem ser evitadas
Com a chegada de dezembro, se intensificam as idas às compras e às praias, em virtude da proximidade do Natal, bem como com a proximidade do verão. Apesar disso, o ano atípico com a pandemia da Covid-19, exige cuidados com relação à prevenção com distanciamento social, uso de máscaras e higienização. O médico João Felipe Zattar Aurichio ressalta que Paranaguá atualmente voltou ao pico de contágio da Covid-19, algo que exige cuidados intensificados pela população para evitar que uma mera ida a uma loja ou praia se torne uma chance de contaminação pelo novo Coronavírus.
“Voltamos ao pico de contágio da Covid-19 em Paranaguá. Dessa forma, as medidas de utilização da máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social devem ser ainda mais reforçadas”, afirma o médico. “Evite ir várias vezes aos supermercados ou lojas, vá e faça tudo de uma vez”, completa.
“Ao entrar nos estabelecimentos, higienize antes as mãos, e ao manipular os produtos não as coloque no rosto. Na fila, mantenha ao menos 1,5 metro de distância, e higienize novamente as mãos ao sair”, reforça o médico.
Praia
O profissional da saúde explica que a aglomeração deve ser continuamente evitada, algo que se aplica na ida às praias. “A praia é um ambiente público. A distância entre cada guarda-sol deve ser, no mínimo, 5 metros, no entanto, 10 metros seria o ideal. Evite levar crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas”, explica.
O médico afirma que alimentos não devem ser compartilhados na praia. “Deve se ter muito cuidado com o consumo de alimentos comercializados por ambulantes. E por fim, o uso da máscara deve ser obrigatório”, complementa.
Caranguejadas
Com relação às caranguejadas, algo realizado tradicionalmente no litoral, o período de pandemia exige que as aglomerações em confraternizações sejam evitadas, ou seja, o ideal é comer o caranguejo com o grupo familiar de convívio diário e não chamar outras famílias ou pessoas de fora. “A orientação é a mesma para qualquer tipo de confraternização ou aglomeração. Sabemos que a chance de contágio é enorme em um ambiente com várias pessoas, sem máscara, comendo, bebendo e falando”, finaliza.
Leia também: Comércio de Paranaguá ficará aberto até às 23h para as compras de Natal