conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Dengue causa morte de homem de 36 anos em Paranaguá

Peterson deixa uma filha e esposa Denize Graudin (Foto: Divulgação Prefeitura de Paranaguá)

Publicado

em

Dengue causa morte de homem de 36 anos em Paranaguá

Peterson Poleti trabalhava na Secretaria Municipal de Educação

Na quinta-feira, 25, a Prefeitura de Paranaguá comunicou, em nota, o falecimento de Peterson Poleti, 36 anos, servidor municipal que atuava como motorista na rota escolar pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). O óbito ocorreu em decorrência de complicações da dengue, segundo o município, e causa um alerta em toda a sociedade parnanguara com relação à doença, que inclusive passou por uma epidemia de dengue entre 2015 e 2016, quando causou 29 mortes e mais de 15 mil pessoas com quadro confirmado da enfermidade.

A morte de Peterson gerou comoção entre funcionários e comunidade escolar. “Neste momento difícil, a Semedi se solidariza com a família, amigos e colegas da profissão e da vida”, informou a pasta em nota. Da mesma forma, a prefeitura lamentou a morte do servidor. Peterson deixou filha e a esposa, Denize Graudin. 

O sepultamento ocorreu na quarta-feira, 25, em Paranaguá, no Cemitério Jardim Eterno. 

Dengue em Paranaguá

Segundo o último Informe Epidemiológico sobre a situação da dengue em Paranaguá divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na terça-feira, 23, até esta data, o município contabilizou 196 casos confirmados, entre eles dois com sinais de alarme (DSA), ou seja, que podem evoluir para dengue grave. Há 172 possíveis pacientes infectados pela dengue que estão com diagnóstico sendo investigado na cidade. 

 196 casos de dengue já foram confirmados em Paranaguá (Foto: Ilustrativa / AEN)
196 casos de dengue já foram confirmados em Paranaguá (Foto: Ilustrativa / AEN)

Além disso, segundo a Sesa, o município se encontra em risco alto climático para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da enfermidade. “A dengue exige atenção de todos, dos gestores das três esferas de governo, mas principalmente da população, pois cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências paranaenses. Esta é uma informação que repetimos sempre, como forma de alerta para que a comunidade nos ajude, eliminando os focos que se concentram em recipientes que acumulam água parada”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Mutirão contra a dengue

Na quinta-feira, 25, o prefeito Marcelo Roque anunciou um mutirão contra a dengue em todos os prédios públicos da prefeitura. “Estamos em todas as frentes com medidas preventivas contra a dengue e nos prédios públicos não será diferente. Apesar de estarmos sempre atentos para evitar recipientes que acumulem água, realizei reunião com todos os secretários e, amanhã, faremos um mutirão nos prédios públicos para verificar e eliminar qualquer criadouro do Aedes aegypti. A luta contra a dengue é de todos nós”, finaliza.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá (Secom) e AEN

Leia também: Paraná registra 425 novos casos de dengue

Em alta

plugins premium WordPress