A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) realizou na tarde da sexta-feira, 7, uma reunião de apresentação e instrução aos voluntários que participarão dos Jogos Indígenas que serão realizados neste fim de semana em Paranaguá.
A reunião aconteceu no Auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR.
Estiveram presentes a diretora de Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Clemilda Santiago Neto, o coordenador de articulação política, Denis Laurindo, o secretário do MAE Wesley Ventura, representantes de entidades da sociedade civil organizada e convidados.
De acordo com Clemilda Santiago Neto, os Jogos Indígenas é um fato inédito no nosso estado. “Esta é uma forma de se mostrar para a sociedade a cultura e a especificidade desses povos. Por que o racismo e a discriminação vêm por conta da falta de conhecimento das pessoas. Então nós precisamos demonstrar como é rica essa cultura, e esse é o papel que o Governo do Estado está desempenhando através da secretaria de Esportes e a secretaria da Mulheres, Igualdade Racial e Pessoa Idosa”, enfatiza Clemilda, que aproveita para fazer um convite a comunidade. “Venham todos e todas moradores de Paranaguá e os visitantes para conhecer essa história, essa cultura, conhecer a vida cotidiana desses povos, o artesanato e todos os saberes desses povos. Então é muito importante que todos nós tenhamos esse conhecimento”, completa.
Clemilda enfatizou também a importância da criação da secretaria de Mulheres Igualdade Racial e Pessoa Idosa. “Foi muito importante a criação da secretaria de Mulheres Igualdade Racial e Pessoa Idosa, e que nessa secretaria estejam três diretorias como a diretoria de Igualdade Racial Povos e Comunidades Tradicionais, a diretoria de políticas para as mulheres e a diretoria de políticas para idosos, que são temáticas fundamentais para a melhoria de vida dessa população que sempre esteve excluída e que tem um olhar diferenciado hoje pelo governo que aí está”, externa a diretora.
O coordenador de articulação política, Denis Laurindo, esteve presente e fala da expectativa para o evento. “A expectativa é fantástica, até porque quando falamos dos jogos indígenas estamos falando de celebração, de união, de tradição de uma cultura secular, cujo objetivo principal não é competitividade, é justamente a união e mensurar a força interna que tem cada comunidade. Isso nos dá uma expectativa de poder demonstrar para a comunidade toda de Paranaguá e o nosso litoral, como é que se faz a celebração de jogos que possam integrar a família, as crianças, os adultos e idosos em um mesmo espaço como o Aeroparque, onde teremos neste sábado, a abertura a partir das 11h da manhã, reiteramos o convite a todos estarem prestigiando os jogos”, enfatiza Denis Laurindo.
Jogos Indígenas
Neste fim de semana, dias 8 e 9 de julho, Paranaguá recebe a 2.ª etapa dos Jogos Indígenas do Paraná, que fazem parte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs).
São esperados 400 indígenas que estarão participando de 10 modalidades esportivas. O evento será sediado no Aeroparque que receberá atividades como corridas de tora, arremesso de pedra, arremesso de lança, zarabatana, arco e flecha, luta corporal, cabo de guerra e futebol.
A 1.ª edição dos jogos foi realizada em Londrina, e depois de Paranaguá, estão previstas mais três etapas.