conecte-se conosco

Esportes

Paranaguá sediará 2.ª etapa dos Jogos Indígenas do Paraná

Os jogos indígenas terão 10 modalidades, que incluíram desde corridas de tora e arremesso de pedra, até corrida de Maraká, futebol, arremesso de lança, zarabatana, arco e flecha, luta corporal e cabo de guerra

Publicado

em

Foto: SEES

Os Jogos de Aventura e Natureza (JANs), organizados pela Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, prefeituras municipais e federações esportivas, chegam a Paranaguá no mês de julho.

O evento acontecerá no Aeroparque, nos dias 7, 8 e 9 de julho, e a abertura solene acontecerá às 19h, do dia 7, com apresentações afro, cigana e coral indígena. Vale destacar que também haverá a consagração do local dos jogos. Serão 400 indígenas participando desta etapa. 

Denis Laurindo, coordenador de articulação Política da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, está fazendo a divulgação do evento

O coordenador de articulação Política da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Denis Laurindo, está fazendo a divulgação do evento. 

“Está sendo muito prazeroso trazer aqui para comunidade de Paranaguá e Litoral os jogos indígenas, que são uma mostra de jogos dentro dos Jogos da Natureza.  Nós já tivemos a 1.ª edição em Londrina, e a comunidade sentiu-se bastante participativa na medida em que quando nós tratamos de jogos indígenas estamos falando da manifestação da cultura indígena.  O modo, a forma e a tradição como organiza tempo espaço e o lazer dessa comunidade. Então, é muito importante conhecermos, tendo em vista que nos traz vários a várias questões que pode superar inclusive os nossos diversos preconceitos que a gente tem institucionalizado na nossa pequena memória de cidadão desse nosso litoral”, enfatiza Denis, enfatizando que a 2.ª etapa dos jogos, será realizada em Paranaguá, dentro de 5 etapas programadas. “Nós estaremos em Paranaguá nos dias 7, 8 e 9 e dentro dos Jogos da Natureza já convocando toda a comunidade a participar do ano que vem dos jogos estaduais indígenas”, completa. 

Denis também explica que a coordenação de articulação política fica dentro da diretoria de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais. “O litoral do estado é o espaço onde nós temos as onze famílias que nós chamamos de famílias, que são as categorias que pertencem ao Conselho Estadual de Povos das Tradicionais. Então, essa diversidade étnica, essa diversidade cultural, que formata e que representa diversidade da população paranaense, nós temos aqui registrada no litoral. E nós viemos ao litoral para poder pensar a ideia de promoção da igualdade racial, nós já pensamos com esses recortes das diversas famílias, diversas etnias que pulsam dentro do litoral na maneira que possam também trazer cultura, lazer, tradição e família”, finaliza.

10 modalidades

Os jogos indígenas terão 10 modalidades, que incluem desde corridas de tora e arremesso de pedra, até corrida de Maraká, futebol, arremesso de lança, zarabatana, arco e flecha, luta corporal e cabo de guerra.

Em alta

plugins premium WordPress