conecte-se conosco

Ação Social

2.ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em Paranaguá

Presidente do Comsea, Alexandre Tavares de Andrade, explica importância do evento

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

Na última sexta-feira, 14, aconteceu em Paranaguá, a 2.ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, algo realizado em conjunto pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Paranaguá. O objetivo do evento é estabelecer compromissos conjuntos entre Poder Público e sociedade para efetivar o direito humano básico de alimentação adequada e saudável, com promoção da soberania alimentar através da implementação da Política e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) com foco no enfrentamento contínuo a fome.

Segundo o presidente do Comsea, Alexandre Tavares de Andrade, o evento foi de suma importância para Paranaguá, com foco na apresentação de propostas e soluções para o grave problema da fome.  “A alimentação é um direito básico de todos os seres humanos e é essencial garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e em quantidade suficiente para uma vida digna. Infelizmente, a segurança alimentar ainda é um desafio em muitas partes do mundo e não é diferente em Paranaguá e região. Posso garantir que nosso município está a frente da grande maioria das cidades, mas ainda temos muito a fazer.  Milhões de pessoas sofrem com a fome e a desnutrição, enquanto toneladas de alimentos são desperdiçadas diariamente. Essa disparidade é inaceitável e exige ação imediata de todos nós”, afirma.

“A alimentação é um direito básico de todos os seres humanos e é essencial garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e em quantidade suficiente para uma vida digna”, informa o presidente (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

“A conferência é um espaço de participação social, são discutidos diversos temas relacionados à segurança alimentar e nutricional. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar propostas, discutir desafios, compartilhar experiências e buscar soluções para melhorar a qualidade da alimentação da população”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga.

Segundo o município, a conferência teve como base a discussão de três eixos, entre eles os seguintes: Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional com a nutricionista Ruth Lages, Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada com Valdemir Veloso Neto e Democracia e Participação Social com Ruth Figueiredo. “Após os eixos, ocorreu ainda a apresentação das propostas formuladas”, detalha a Prefeitura.

“As conferências municipais são etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorre a cada dois anos. Nesse evento nacional, são sistematizadas as propostas discutidas nas etapas municipais, estaduais e regionais, com o objetivo de formular diretrizes para as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em nível nacional”, finaliza o município.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, José Carlos Borba, entre outras autoridades do município.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress