conecte-se conosco

Dia do Trabalho

Jovens destacam expectativas para o mercado de trabalho

Busca por qualificação profissional não termina após a faculdade

Publicado

em

A chegada à universidade não é um caminho fácil. Os jovens precisam com 17 anos avaliar suas habilidades e definir o que querem fazer para toda a vida. Após escolher o curso, passar no vestibular, se identificar realmente com a área que escolheu, se empenhar nas provas, arrumar um estágio e se formar, os desafios ainda não acabam. Ainda durante o curso, os universitários vão conhecendo um pouco sobre o universo do trabalho com base nas experiências dos professores e, principalmente, identificam as dificuldades que podem encontrar no caminho.

Sabe-se que, hoje, o ensino superior completo já não é mais um diferencial, mas quase uma obrigação. As empresas esperam encontrar pessoas não só qualificadas, como também com experiência na área. Por isso, o acesso ao mercado de trabalho nem sempre acontece na hora que o estudante espera. Ainda mais com o surgimento de uma crise econômica.

PERSPECTIVAS

A aluna do 4.º ano do curso de Administração da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), Alana Mariana de Campos, contou que a expectativa para a entrada no mercado de trabalho é alta. “Espero que eu consiga um emprego na área em que eu pretendo atuar, mesmo sabendo que nos dias de hoje, a situação é difícil em todos os campos”, avaliou a estudante.

Alana pretende atuar na área de Recursos Humanos, na qual já faz estágio. “Por enquanto, foi a área com a qual eu mais me identifiquei, tanto com a vida profissional, por estar um pouco ligada a essa área hoje, quanto pelas possibilidades de emprego que norteiam o RH”, observou sobre a maior oferta de vagas.

 


Alana Mariana de Campos estuda Administração, faz estágio em Recursos Humanos e quer continuar na área após a conclusão da faculdade

 

A crise econômica e os altos níveis de desemprego, segundo a estudante, preocupam os que querem sair da faculdade e se inserir rapidamente no mercado de trabalho. “Acredito que há desmotivação não só para quem está terminando o Ensino Superior, por que quem quer ficar desempregado? Mas, creio que manter a motivação em alta é um dos principais desafios da vida profissional e isso nos impulsiona a sempre buscar mais e melhor”, afirmou Alana.

MAIS OPORTUNIDADES

As oportunidades de trabalho para os jovens no litoral do Paraná são vistas como restritas para alguns jovens. Para o estudante do 2.º ano de Ciências Contábeis da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), Leonardo Bitencourt Isidoro, os jovens muitas vezes precisam se deslocar para outras cidades em busca da inserção na área que escolheu cursar. “O litoral está crescendo neste ponto, porém em um ritmo lento”, assegurou.

A expectativa de Leonardo é boa, já que a profissão que escolheu está presente em muitas empresas. No entanto, a crise preocupa o estudante. “Acredito que todo brasileiro está um pouco desmotivado, pois por enquanto não vê perspectiva de melhora”, analisou.

Segundo ele, para driblar a concorrência e as dificuldades, é importante estar cada vez mais qualificado. “Hoje em dia não basta só uma graduação, se você quer ser um bom profissional precisa sim dessa qualificação, mas pretendo fazer uma pós-graduação também”, concluiu Leonardo.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress