Gabriel Antunes, atual diretor da Cagepar (Central de Água, Esgoto e Serviços concedidos do Litoral do Paraná), criou um aplicativo para otimizar o atendimento ao público que procura pelo serviço. O aplicativo surgiu em 2017 e, desde então, representou um aumento de 200% no número de sugestões, elogios, reclamações e denúncias.
O resultado foi imediato, revelando a aceitação do público à nova tecnologia.
“Quando atuava como ouvidor, percebi que as pessoas não tinham acesso e é esse atendimento que nos aponta onde precisamos fazer melhorias. Precisava trazer isso de uma maneira mais simples. Uma maneira que encontrei foi desenvolver esse aplicativo para que a população baixe no celular e possa fazer a sua reclamação ou denúncia”, revelou Antunes.
Através do aplicativo, a equipe consegue elencar os maiores problemas que a população enfrenta com relação ao serviço e os bairros. “Conseguimos ver as regiões onde há mais falta de água, problemas de extravasamento de esgoto, ligações clandestinas etc. Hoje, temos isso em gráficos bem setorizados, o que ajuda muito no nosso trabalho. Conseguimos organizar todo o processo interno, pois havia processo que durava três anos e hoje finalizamos em três meses”, frisou Antunes.
CURIOSO DA TECNOLOGIA
Apesar de não ser formado na área de tecnologia, Gabriel é um curioso da área e, por meio de tutoriais e manuais disponibilizados na Internet, criou o aplicativo. Segundo ele, um app nos moldes deste custaria em torno de R$ 50 mil. “Não cobrei nada porque a intenção era facilitar o meu trabalho”, afirmou Antunes.
Ele acredita que, assim como a tecnologia foi aliada no serviço de atendimento em um setor público, os aplicativos podem colaborar em outras áreas para agilizar os processos e economizar aquilo que está cada vez mais escasso nos dias de hoje: o tempo.
“A tecnologia é uma grande aliada. Acredito que nunca vai substituir a mão de obra na área administrativa, pelo contrário, agrega e facilita muito. Por conta do aplicativo, muita coisa a gente consegue resolver na hora, sem nem precisar abrir um processo. Às vezes um usuário comunica o que está acontecendo e consegue resolver o problema do bairro inteiro. Ele gera uma planilha que demoraria talvez um mês para a gente fazer manualmente”, destacou Antunes.
NOVO MERCADO
Aplicativos de delivery de comida e transporte de passageiros são fonte de renda de quase quatro milhões de autônomos. Estima-se que somente os apps de transporte empregam 5,5 milhões de pessoas no Brasil.
Uma pesquisa da App Figures revelou que o País, em 2017, estava entre os cinco maiores em desenvolvimento para plataformas móveis. Os primeiros colocados são Estados Unidos (33,5%), China (15,9%), Índia (5,1%) e Brasil (2,8%). Os aplicativos estavam mais focados em negócios, educação e música. Além disso, o Brasil está em quarto lugar no uso de aplicativos e a expectativa de crescimento para 2019 é grande.