conecte-se conosco

Cultura Viva

Dia da Mulher

Dia 8 de março foi o dia especial para cumprimentar a mulher. Obviamente, o alvo das homenagens não são apenas as mulheres célebres

Publicado

em

Dia da Mulher

Dia 8 de março foi o dia especial para cumprimentar a mulher. Obviamente, o alvo das homenagens não são apenas as mulheres célebres que se destacam nas diversas áreas de atividades humanas. Entre essas, as doutoras, as cientistas, as juristas, inclusive as estrelas da tv, mulheres que representam exemplos vivos da força de vontade e independência na escolha da carreira profissional. Enfim, são mulheres que derrubaram barreiras e se firmaram na vida, mantendo-se no alto de onde irradiam a luz do seu sucesso. Devemos aplaudir, também, com admiração e respeito às mulheres que assumiram um compromisso com a vida, direcionando os seus destinos de acordo com o traçado imposto por sua vocação, ou por contingências do ambiente em que foram criadas.

Entre essas mulheres é justo destacam a mãe de família dedicada que, carinhosamente, orienta seus filhos para que nunca percam as esperanças de se tornaram cidadãos respeitados por comportamento ético comprovado. Cumpre destacar que muitas dessas mães de família merecem todo o nosso respeito porque, mesmo sem contar com o apoio dos seus companheiros, jamais se omitem no dever que elas mesmas se impuseram cumprir: conduzir seus filhos com amor, para que cheguem à maioridade escorados pelo carinho e compreensão recebidos no lar. Destaque também para a professora que, em sala de aula busca despertar e manter os alunos aplicados, atentos na assimilação dos conhecimentos que ela considera indispensáveis para formação intelectual de todos, mas atenta às tendências de cada um, respeitando e acatando as diferenças individuais. Esquecidas dos seus próprios problemas pessoais, as professoras atuam com dedicação, superando suas falhas, aprendendo com os próprios erros, mas firmes no objetivo de formar alunos aptos para enfrentar os desafios que os tempos atuais impõem a cada dia. Cumprimentos neste dia às enfermeiras, que quase anonimamente, zelam pelos pacientes, agindo silenciosos, mas preocupados com os doentes colocados à sua guarda, não poupando esforços para vê-los restabelecidos. Devem ser alvo das homenagens as mulheres que assumem o papel de verdadeiras mães, zelando pela saúde, pela segurança das crianças abrigadas sob o teto de creches, dos orfanatos, por elas dirigidos com desprendimento, com amor. Incansáveis, quais anjos da guarda, essas mulheres se esquecem de si mesmas para se devotarem em proporcionar às crianças sob a sua guarda momentos envoltos em carinho e cuidados especiais que as crianças jamais esquecerão. Justo é ressaltar o papel da mulher no contexto social tão perturbado do nosso país. Com determinação ela caminha lado a lado com os homens, enfrentando e buscando resolver intrincadas situações que outrora eram prerrogativas deles. Sem rivalidade elas colhem sucesso como policiais, taxistas, guardas… Enfim, elas ocupam espaços cada vez maiores nas sociedades humanas, contribuindo, através das suas próprias características pessoais, para encontrar outros rumos para a humanidade, onde, lado a lado com a coragem, haja sempre espaço para a ternura.


A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress