Cultura
Coletiva de imprensa repassa informações sobre o desfile das escolas de samba
Fumtur e Aesp convidam a população para o festejo no sábado
No sábado, 3, será realizado o desfile das Escolas de Samba de Paranaguá na Avenida Almirante Maximiano da Fonseca, no Centro Histórico, a partir das 22h. Ontem, 1.º, aconteceu uma coletiva na Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) com o presidente da Fundação, Cristiano Maia Aichinger, e com o presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp), Júlio César Mariano. “O entendimento de todos é de que a partir do momento que há o repasse pela prefeitura para as escolas de samba, a própria legitimação desse repasse é a realização do evento. Essa é a consideração do Tribunal de Contas”, explicou Aichinger. A verba não poderia ser utilizada em outra área, conforme o presidente da Fumtur. “As escolas estão se empenhando bastante para realizar o evento”, disse. A tradição não pode ser quebrada, segundo o presidente da Fumtur. “É importante manter a tradição dos desfiles, é uma arte muito bonita e que sem dúvida, apresentará um lindo desfile”, salientou.
O presidente da Aesp destacou que em fevereiro os festejos não foram realizados devido à epidemia de dengue. “Como ficou para dezembro, após outras datas terem sido marcadas, mas por motivos diversos não ocorreu, achamos por bem realizar esse festejo sem pontuação. Faremos a apresentação do samba enredo, da história que será apresentada no Carnaval de 2017. Todos os anos esse evento acontece em local fechado e, desta vez, será em ambiente aberto, para todos que queiram participar conosco”, afirmou Mariano.
Segundo a prefeitura, as escolas entrarão na Avenida do Samba com foliões com camisetas, bateria, samba enredo, casal de mestre-sala e porta-bandeira e uma ala com fantasias. Cada escola desfilará por 20 minutos aproximadamente.