conecte-se conosco

Cultura

Casa de Convivência em Alexandra prepara exposição

O objetivo é mostrar a importância da preservação do meio ambiente e a valorização da cultura local.

Publicado

em

A Casa de Convivência de Alexandra realiza no dia 29 de junho a 3.ª Expovivência, trazendo como tema "Reciclando o Brasil". O evento irá mostrar os resultados obtidos nas oficinas de artesanato e culinária, sessão de cinema e encerramento das oficinas realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O objetivo é mostrar a importância da preservação do meio ambiente e a valorização da cultura local. De acordo com Lisane Albini, uma das organizadoras do evento, a Expovivência foi criada para celebrar o mês do meio ambiente e conta, desde a sua primeira edição, com atividades voltadas à preservação do meio ambiente, saúde e bem-estar.

“No ano passado, por exemplo, contamos com a parceria do Hemepar, quando mobilizamos a comunidade de Alexandra para a campanha de doação de medula óssea. Neste ano, o objetivo é trabalhar também o resgate da nossa história, com o encerramento das oficinas culturais da Secultur”, explica.

A exposição será aberta, às 10h, com a oficina de criação de mamulengos com a professora Fernanda Greysi. A atividade vai mostrar a importância da reutilização de materiais recicláveis e o artesanato. De acordo com a professora serão trabalhados, através da construção de bonecos, o resgate de memórias, mitos e tradições da comunidade, além de dar forma e vida aos bonecos.

Das 14h às 16h, será realizada a oficina de barreado com Lisane Albini. O objetivo é ensinar e divulgar as formas de preparo do prato típico do litoral do Paraná.

Das 17h às 19h, acontece a cerimônia de encerramento das Oficinas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Haverá apresentação artística com os alunos das oficinas de Educação Patrimonial, Grafite e Hip Hop, além de espetáculo surpresa com os professores da Secultur. Das 19h30 às 21h, acontece o Cine Alexandra com a exibição do documentário “A bicicleta e o caranguejo – um lugar chamado Alexandra”.

Os professores da Secultur trabalharam, durante o período das oficinas (que foram desenvolvidas desde agosto do ano passado), a história do litoral, de Paranaguá e do bairro Alexandra com os alunos, e esta edição da Expovivência mostrará os resultados desses estudos. “Nossa equipe também vai trazer a questão cultural para o evento, com as oficinas de criação de fantoches utilizando as técnicas da reciclagem, preparo do Barreado e a exibição do documentário ‘A Bicicleta e o Caranguejo’, que conta a história do bairro Alexandra”, diz Lisane.

A Casa de Convivência fica localizada na Rua Antonio Miotto, Alexandra, em frente à Igreja Deus é Amor. Telefone (41) 3468-1569.

Continuar lendo
Publicidade