conecte-se conosco

Cultuando

cultuando

Ontem mesmo estava conversando com amigos sobre o calendário cultural do município nesse início de gestão…

Publicado

em

Definições

“Sem o conhecimento do passado perderemos o futuro.” Anônimo

 

Paixão de Cristo

Ontem mesmo estava conversando com amigos sobre o calendário cultural do município nesse início de gestão e entre alguns temas estava a Paixão de Cristo.

Então, dia 14 de abril, sexta feira da Paixão, como já é tradição em Paranaguá, a população aguarda a encenação da Paixão de Cristo. Segundo informações da Secretaria de Cultura e Turismo SECULTUR, para a escolha da empresa que irá executar o projeto da Paixão de Cristo, uma convocação já foi enviada para publicação com sucesso. Os interessados podem retirar o Edital no portal de transparência no site da Prefeitura de Paranaguá.

Mas, o que é a paixão de Cristo pela ótica cultural?

É uma obra teatral, que prestigia diversos talentos, atores consagrados, revelações e outros segmentos culturais, geralmente é apresentada ao ar livre e produzida de acordo com os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João do Novo Testamento. Inspira-se também sobre a Sexta-Feira das Dores, juntamente com outros escritos devocionais, como os atribuídos a mística e visionária Anna Catarina Emmerich, beata da Igreja Católica.

A narrativa do calvário inicia no momento em que Cristo é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz. O auto abrange principalmente às 12 horas finais da vida de Jesus, começando com a agonia no jardim de Getsêmani, a insônia e agravo da Virgem Maria, mas terminando com uma breve descrição de sua ressurreição. Flashbacks de Jesus como uma criança e como um jovem com sua mãe Maria, dando o Sermão da Montanha, ensinando aos Doze Apóstolos, e na Última Ceia são algumas das imagens a serem interpretadas.

Vamos aguardar, desejando sucesso aos produtores!

 

Exposição do Acervo

Permanece na casa da Cultura Monsenhor Celso a significativa mostra de algumas das obras de arte que compõe o Acervo do Município. Dentre os artistas que lá estão representados, o visitante pode observar obras do conceituado artista Rafael Silva, que retratou Paranaguá com rara maestria.

Imperdível!

 

Arte Pensando Arte

“Quando a inspiração chegar vai me encontrar trabalhando.” Picasso

Diogo Rodrigues Alves é Diretor de Arte / Artista Plástico. Sugestões pelo telefone (41) 3038-1697


A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress