conecte-se conosco

Voz do Rocio

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

No próximo dia 27, sábado, celebramos o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Essa devoção tem forte ligação com os Missionários Redentoristas porque no ano de 1866

Publicado

em

No próximo dia 27, sábado, celebramos o dia de Nossa  Senhora do Perpétuo Socorro. Essa devoção tem forte ligação com os Missionários Redentoristas porque no ano de 1866, o Papa Pio IX, entregou o ícone (quadro) ao Superior Geral dos Redentoristas em Roma e disse: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”. Por isso, onde você encontra um Missionário Redentorista ele vai falar sobre essa devoção à Mãe do Perpétuo Socorro.

Alguns aspectos do ícone são muito fortes. Vejamos, por exemplo “O olhar de Nossa Senhora” que transmite o carinho e o amor de Deus expresso no olhar carinhoso da Mãe. Outro aspecto é “A mão de Nossa Senhora” que aponta para Jesus, que é Caminho, Verdade e Vida. Tem ainda “A sandalhinha do menino presa por um fio”. O menino está assustado e corre para o colo da mãe. Somos todos assustados com problemas financeiros, desemprego, problemas de saúde, dificuldades na família. Esses problemas são nossos sustos de cada dia, quando sentimos nossa sandalhinha caindo, e corremos para o colo da mãe. Outro aspecto são “As mãos do Menino Jesus nas mãos de Maria”. Confiança de filho. Somos todos filhos. Nunca podemos nos esquecer disso: somos filhos de Deus e de Nossa Senhora. Por isso nossas mãos têm onde se apoiar. “Os anjos com a cruz e a lança” lembram que existem cruzes e lanças de dor em nossa vida. Todos os dias nos deparamos com essas realidades de sofrimento. Isso nos assusta, assim como o Menino Jesus está assustado no ícone, olhando para o anjo que lhe apresenta a Cruz. Mas não podemos fugir dessas realidades. Temos que buscar na Mãe a força, o apoio, a proteção, para encararmos esses desafios. “A estrela na testa de Nossa Senhora” nos lembra que quando Jesus nasceu, uma estrela guia conduziu os magos do oriente, mostrando onde estava o Menino Jesus. Hoje a estrela que nos guia é Maria. A todo momento ela nos diz: “Façam tudo que meu Filho vos disser”. Outro ponto importante da pintura: “A boca de Nossa Senhora”. Quando olhamos para o ícone, percebemos sua boca pequena e fechada. Ela guardava tudo em seu coração. Por fim “O centro do ícone é Jesus”. É para ele que todas as atenções se voltam. Se o ícone é uma “janela aberta para o céu” é porque Jesus é o Caminho que nos leva até lá. Através de Maria vemos, temos acesso a essa maravilha imensa, que é o Céu. Por isso Santo Afonso dizia que “o verdadeiro devoto de Maria, jamais se perde!”

Cada vez que você olhar para o ícone, reze cada um desses detalhes. É um dos quadros mais lindos de Nossa Senhora existentes na Igreja Católica. Que ela interceda do Pai, muitas bênçãos para a sua vida. Grande abraço. Deus te abençoe sempre.

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress