Connect with us

Voz do Rocio

FESTA DA PADROEIRA

Hoje, dia 15 de setembro, marca exatamente dois meses para o dia de Nossa Senhora do Rocio, 15 de novembro

Publicado

em

Hoje, dia 15 de setembro, marca exatamente dois meses para o dia de Nossa Senhora do Rocio, 15 de novembro. Esse ano será a festa de número 207. É mais de dois séculos que registram as mais variadas formas de o povo de Deus homenagear Maria, a Mãe de Jesus e nossa, com o título de Nossa Senhora do Rocio.

Com certeza as primeiras festas foram bem tímidas, poucas pessoas, apenas vizinhos e conhecidos das proximidades. Mas as graças alcançadas foram ganhando uma dimensão cada vez maior e a “fama” da “santa milagrosa” foi se espalhando e abrangendo cada vez mais pessoas. Logo, algumas mulheres receberam “Rocio” como parte do sobrenome; outras igrejas no interior do Estado começaram a receber o nome de Nossa Senhora do Rocio; outras festas começaram a acontecer; peregrinos começaram a descer a Serra do Mar, ansiosos por visitar a imagem encantadora que distribuia bênçãos de Deus àqueles que diante dela se colocavam com fé.

A venda de produtos ao redor da igreja nasceu bem depois. Foi da observação de algumas pessoas que acharam por bem oferecer aos romeiros um café, um bolo, pastel, suco… e a parte “comercial” da festa também foi ganhando uma dimensão maior, à proporção da quantidade de devotos que também aumentava. Logo vieram outros produtos, até chegar ao que temos hoje: calçados, roupas, capas de celular, panelas e outros utensilios domésticos que atraem a atenção de muitas pessoas.

Em 2020, em virtude da pandemia do Novo Coronavírus, excepcionalmente, a festa ganha um novo formato. Parece voltar aos seus primórdios, onde o centro era apenas a “imagem milagrosa”, encontrada em 1648 e que tornou-se conhecida nacionalmente exatamente porque diante dela as pessoas se encantavam e conseguiam alcançar graças e bênçãos para as suas vidas.

Esse ano não teremos o comércio de rua, nem as barracas, nem o parque de diversões, nem shows ou grandes concentrações. Teremos um santuário, aberto o tempo todo para acolher pessoas de longe e de perto, para que possam com sua fé e sua vida, venerar a imagem de Maria Santíssima, que distribui o Divino Orvalho que acalma as tempestades e enche de esperança os corações. Reforçando a importância “Da igreja do Rocio, onde um romeiro pediu uma graça e alcançou…” como tão belamente se canta na música “Rainha do Paraná”. O santuário centenário (que completou 100 anos de inauguração dia 30 de maio), será lugar de peregrinação, com todos os cuidados possíveis para evitar aglomerações. A imagem estará aqui, cuidada e protegida, preparada para acolher a todos com aquele carinho de Mãezinha do Céu, que nos encanta, nos atrai, nos mostra as coisas do Alto e nos enche de fé, esperança e amor.

Vamos juntos celebrar. Será a festa mais diferente de todas as 206 já realizadas. Mas também acredito que, cada um fazendo a sua parte, será a mais linda festa que já aconteceu por aqui. A festa é um momento onde cada um encontra uma forma, um jeito próprio de homenagear Nossa Senhora. O tema da festa será: “Mãe do Rocio, intercedei por nós!” Nas próximas terças-feiras vamos partilhando mais detalhes da programação que está sendo organizada com muito zelo e dedicação. Boa leitura. Boa semana. Deus te abençoe.

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]