conecte-se conosco

Viva a Felicidade

Felicidade: Uma questão de fraternidade e amizade social

A amizade social é o amor que permeia e nutre as relações sociais, é uma oportunidade também do renascer, na reconciliação conosco e com os nossos irmãos e irmãs

Publicado

em

A coluna da semana passada foi finalizada com a mensagem de que é preciso contemplar a transformação que nos faz renovados na caminhada diária, bem como ainda que é preciso compreender o amor de Deus por nós na transcendência da vida e na oportunidade de renascer a cada dia. E nessa linha de reflexão quero fazer a ligação com a campanha da fraternidade vivenciada nesse ano que teve como tema “Fraternidade e Amizade Social”, e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal – RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana. O princípio da dignidade humana aliás está diretamente vinculado com os direitos fundamentais previstos na nossa Constituição Federal, ensejando o reconhecimento do valor intrínseco de cada indivíduo no estabelecimento de que todas as pessoas devem ser tratadas com respeito, igualdade, equidade e liberdade. 

Nas campanhas da fraternidade dos anos anteriores temos também temas de grande notoriedade como por exemplo: “Fraternidade e Fome”; “Fala com sabedoria, ensina com amor”; “Fraternidade e Políticas Públicas”; “Casa comum, nossa responsabilidade”; “Eu vim para servir”. Percebam a grandeza dos temas mencionados, suas representações e conexões com as nossas vidas, não somente no contexto social, mas para além num sentido interior, de um posicionamento central da nossa existência. Uma questão que eu abordo constantemente nas minhas palestras é que precisamos nos encontrar em nossas vidas, entender a razão de estarmos aqui, compreender a missão, contemplar a existência com a convivência, e nos perguntarmos afinal o que queremos ser e o que queremos deixar de herança. 

Nesse sentido, na campanha da fraternidade nós temos o celestial que é diretamente colocado não por um aspecto subjetivo, mas como realidade e vivência. Uma reflexão na proposta de transformação e renovação, só tem efeito e sentido ao transfigurar-se como ação e prática social. 

Como muito bem destaca o Papa Francisco, em sua Encíclica “Fratelli Tutti”, a amizade social é um amor que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço. É um convite para reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição social. É um chamado para construir pontes, promover o diálogo e trabalhar juntos pela construção de um mundo mais justo e fraterno. 

A amizade social é o amor que permeia e nutre as relações sociais, é uma oportunidade também do renascer, na reconciliação conosco e com os nossos irmãos e irmãs. Trata-se da concepção ampla da palavra felicidade, que vem do latim e significa “fértil”, “frutífero”. 

Seja fértil de amor! Seja frutífero na vida das pessoas! Seja Feliz! 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress