Semeando Esperança

Uma peregrinação dos Bispos!

A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses.

Os Bispos dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estamos nos preparando para ir a Roma, em Visita ad Limina Apostolorum, neste ano de 2020. Os primeiros foram os Bispos do regional Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal), nos dias 8 a 18 de fevereiro. Nós, Bispos do Paraná, o Regional Sul 2 da CNBB, realizaremos a visita ad Limina entre os dias 17 e 27 de fevereiro. O Encontro com o Papa Francisco está marcado para o dia 23 de fevereiro, às 10:30. Essa visita manifesta e realiza a comunhão entre os Bispos e o Papa. Normalmente três são os momentos principais que a constituem.

Em primeiro lugar, realiza-se a peregrinação ao sepulcro dos apóstolos Pedro e Paulo, indicando, desse modo, a ligação dos Bispos com aquela única fé de que esses grandes Apóstolos deram testemunho com seu martírio, em Roma. Para viver essa experiência, visitaremos as Basílicas de São Pedro, no Vaticano, e de São Paulo, em Roma; nesses lugares santos celebraremos a Eucaristia, maior sinal de nossa comunhão eclesial. Por ela, o Espírito Santo faz de nós “um só corpo e um só espírito”. Segundo a tradição, os sepulcros desses Apóstolos estão situados abaixo do altar principal de cada uma das Basílicas mencionadas.

O segundo momento importante da visita ad Limina é, sem dúvida, o encontro com o Papa. Realiza-se aquela comunhão profunda entre os sucessores dos Apóstolos, os Bispos, e o sucessor do apóstolo Pedro, o Papa Francisco. O diálogo com Francisco mostrará nossa profunda comunhão com ele e, ainda, a comunhão das nossas Dioceses com a Diocese de Roma, que “preside na caridade” todas as Igrejas (Santo Inácio de Antioquia). De fato, a Igreja de Roma, preside a todas as Igrejas presentes pelo mundo inteiro. A comunhão dos Bispos com o Papa é necessária para revelar que estamos integrados na “Tradição Apostólica e na unidade da disciplina canônica para a conservação da fé, dos sacramentos e do caminho concreto para a santidade” (São João Paulo II). E, acrescente-se, demonstra a nossa colaboração com o Papa para o bem da Igreja inteira e de cada Igreja Particular, as Dioceses.

O terceiro momento é constituído pela visita aos vários departamentos da Cúria Romana, chamados Dicastérios; cada um deles dedica-se a um aspecto da vida eclesial. Por exemplo: à Família, ao Serviço do desenvolvimento humano integral, à Vida Consagrada, à Liturgia, à Evangelização dos Povos, à Unidade dos Cristãos. Durante a visita a cada um desses Dicastérios, estabelece-se um diálogo fraterno sobre a realidade da Igreja do Paraná e as preocupações que envolvem a Evangelização no mundo inteiro.

Na visita ad limina Apostolorum levaremos no coração os católicos do Paraná, e as situações do povo do nosso Estado. E pedimos que vocês estejam bem unidos a nós, rezando por nós e pelo bom êxito deste importante momento para todas as Dioceses e Eparquias do Paraná.

Você também poderá gostar

Uma peregrinação dos Bispos!

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.