conecte-se conosco

Paraná Empreendedor

O desenvolvimentista Jaime Lerner

Jaime Lerner foi muito mais do que projetos

Publicado

em

Juraci Barbosa

Jaime Lerner foi muito mais do que projetos e acupuntura urbana. Foi um arquiteto que deu novas perspectivas à sociedade paranaense.

Dentre tantas obras, projetos destacados e inovações, quero trazer aqui uma das realizações do visionário Jaime Lerner que representa um marco para a economia de Curitiba e do Paraná. A Cidade Industrial de Curitiba – CIC.

Ousadia, conceitos modernos de urbanização aliados ao de conservação ambiental. Um projeto de cidade dentro de outra cidade, com a criação de um colchão de amortecimento da poluição da refinaria de Araucária, que comprometia a qualidade do ar e da vida dos moradores da região Sul da capital, a Área de Proteção Ambiental do Passaúna.

Com planejamento urbano face ao crescimento de Curitiba, nos anos 60, Jaime Lerner e sua equipe — aqui lembro de Rafael Deli, Nicolau Kluppel e Cássio Taniguchi — implantaram um novo conceito de ocupação e uso do solo urbano.

É uma manifestação concreta da produção, imposta pela população, onde cada categoria de uso gera os mais variados efeitos no meio físico, refletindo na organização econômica e social.

A CIC, fundada em 8 de julho de 1973, representa cerca de 10% do território do município (43,38 km²). A ocupação do solo obedece ao zoneamento interno imposto, buscando um ordenamento para melhor qualidade de vida dos cidadãos. Ou seja, emprego, moradia, transporte, inserção social e meio ambiente entre outros, todos próximos.

Com esse conceito moderno foi possível tornar Curitiba um bom destino para investimentos da indústria. Tendo a Refinaria da Petrobras nas proximidades, Jaime Lerner atraiu a Volvo e a Siemens. Foi o início de uma nova configuração urbana e econômica da cidade.

Afirmo que, se a CIC não tivesse sido implantada, dificilmente o PIB de Curitiba e do Paraná estariam no patamar atual.

A participação do ICMS no estado, somente daquele quadrante da cidade, já representou 28% do ICMS recolhido em todo o estado. Hoje, cerca de um terço da receita do Estado vem da indústria.

Em 1995, Lerner retomou o projeto de atração de empresas, principalmente no setor automotivo. Nos últimos governos a estratégia vem sendo estendida a todo Estado.

Esse legado transformou a vida das pessoas, de Curitiba e do Estado.

Jaime Lerner foi muito mais do que projetos e acupuntura urbana. Foi um arquiteto que deu novas perspectivas à sociedade paranaense.

Publicidade










plugins premium WordPress