conecte-se conosco

Paraná Empreendedor

Uma homenagem a um professor empreendedor

Fundador da UniCesumar, Wilson de Matos, representa uma história de empreendedorismo voltado à melhoria da educação localmente, a partir de Maringá, e no país, hoje com mais de 320 mil estudantes matriculados

Publicado

em

Paraná empreendedor

Há poucos dias comemorou-se o dia do professor, em 15 de outubro. Nobre e antiga profissão que ao longo do tempo vem contribuindo para a evolução da sociedade. Alicerce da qualificação do homem. 

Para pontuar a homenagem, trago o exemplo do professor Wilson de Matos. Nascido em Jaguapitã (PR). Matemático graduado (UFSC) e especialista em cálculo avançado. Apaixonado pela educação e empreendedor nato. Em 1990 fundou a CESUMAR (hoje UNICesumar) com dois cursos de graduação e 180 alunos. 

Atualmente são mais de 320 mil alunos, presencial e à distância, avaliada pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior do país. São cinco Campi presenciais (Maringá, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Corumbá-MS) e mais de 900 polos de educação à distância no Brasil e em outros cinco países. Fundou também o Colégio Objetivo, Unidade Maringá – Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio.

Esta verve empreendedora retrata a história de um homem que muito foi incentivado pelos pais a buscar o conhecimento, mas que desde jovem auxiliava nas finanças do lar. Enquanto instituição que tem princípios e valores, a UniCesumar trabalha com quatro pilares fundamentais: o intelectual, para que o conhecimento abra uma luz para os caminhos e conquistas dos alunos; o profissional, porque cada acadêmico é agente da transformação no mundo atual; o emocional e o espiritual, porque, quanto mais maduros nossos acadêmicos estiverem nestes aspectos, serão mais capazes de absorver com sabedoria o conhecimento.

Como suplente de senador pelo Paraná, ao assumir por várias vezes a cadeira, apresentou 14 Projetos de Lei, todos voltados à melhoria da educação no Brasil.

De várias habilidades e competências, Wilson de Matos fez da educação a sua marca, pautado pelos princípios cristãos e, sobretudo, por uma paixão pelo conhecimento. Ainda mantém sua rotina de trabalho, conferindo de perto todas as ações executadas nos Campis, em especial o de Maringá.

Além de todo esse legado, incentiva a cultura como a criação da Orquestra Filarmônica UniCesumar, o Museu Histórico de Maringá e a publicação de livros. Ações estas que marcam, de forma indelével, a trajetória de Wilson de Matos na história dos grandes personagens do nosso Paraná.

Continuar lendo
Publicidade