conecte-se conosco

Paraná Empreendedor

Nasce o Comitê Territorial do Litoral

Iniciativa pode ser uma mola impulsionadora para o desenvolvimento regional estimulando o ambiente de negócios, desenvolvendo ideias, identificando gargalos, oportunidades e novos nichos de negócios.

Publicado

em

Paraná empreendedor

A organização local e regional traz inúmeros ganhos socioeconômicos. O Estado se organiza para direcionar ações aos núcleos regionais. Nos municípios agrupados em associações, os prefeitos procuram resolver problemas regionais de modo conjunto.

O SEBRAE, que coordena uma das boas iniciativas, criou a metodologia de Comitês Territoriais, cujo foco é orientar Micro e Pequenas Empresas para seu fortalecimento, estimular o empreendedorismo, buscando a integração de políticas para o desenvolvimento econômico regional. Os comitês estimulam o ambiente de negócios, desenvolvem novas ideias, identificam gargalos, oportunidades e novos nichos de negócios.

Ressalto que não há eixo político partidário, embora a política seja parte integrante nas relações entre governos, setor privado e acadêmico e o terceiro setor.

Utilizar inovação e fortalecer as lideranças locais consolida a cultura do associativismo e cooperativismo, contribui para o avanço da economia e a geração de emprego e renda, estimula novos modelos de negócios e amplia oportunidades.

A formação e qualificação dos empreendedores é fundamental. Melhor preparados para gerir seus negócios, maior será a sua integração com o ambiente de negócios e sua possibilidade de sucesso. Ao incentivar a organização associativa e cooperada entre empreendedores formais e informais, amplia-se a competitividade e produtividade e consolida-se um ciclo virtuoso.

A organização e articulação de todos os setores possibilita a identificação de demandas e entraves que reprimem o desenvolvimento e atividades empreendedoras, permitindo através de um diálogo colaborativo e construtivo o planejamento de ações e a definição de eixos de trabalho.

Com essas premissas foi criado o Comitê Territorial do Litoral, o mais recente. O primeiro presidente é o empresário Antonio Saad Gebran Sobrinho. A posse dos integrantes teve a presença dos sete municípios da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná e de lideranças do Movimento Pró-Paraná, que reúne líderes empresariais, profissionais liberais e políticos.

É uma questão de justiça social dar oportunidade aos litorâneos de ter desenvolvimento socioeconômico local. É imprescindível restabelecer o sentimento de pertencimento do paranaense com o Litoral.