Tema recorrente: A exclusão ou a necessidade de inclusão.
A sociedade moderna precisa encontrar novos caminhos para romper com as estratégias até aqui apresentadas, que não tem dado as devidas respostas apesar dos esforços empreendidos.
O esporte deve ser visto no sentido educacional, como integrador de comunidade, promotor de atividades sociais e esporte de rendimento. Para dar impulso a todas essas áreas, é necessário a devida atenção e disposição de todos.
O projeto deve ser coletivo. Ter como objetivo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, ser um projeto integral. Um projeto de inclusão.
O setor público deve atuar nas áreas de ensino de todos os níveis, áreas de atenção, equipamentos urbanos, eventos (recreativos, competições de rendimento), marketing entre outros, e em diferentes esferas. Com a presença indispensável da iniciativa privada, com estratégias comuns de acesso e oportunidade a todos. O esporte e lazer são atividades que auxiliam a criar essas condições.
São atividades importantes a todas as idades, para socialização, saúde e bem estar de uma comunidade. Recurso eficaz para melhorar o dia-a-dia, atuando como instrumento de combate aos vícios comuns da sociedade moderna, repleta de excluídos em diferentes aspectos. Estratégia eficiente para retirar crianças, adolescentes e jovens das ruas. Fator comportamental de mudanças e desenvolvimento integral de todos, com redução das demandas nos setores de saúde , segurança e ação social.
Além disso, abre-se mercado para serviços, empreendimentos e atividades profissionais. Mais emprego, mais renda e novas perspectivas.
Desenvolvimento social e econômico sob outro prisma!
Não pode ser visão de governo e sim de Estado. É fundamental a construção de uma cultura de pertencimento, todos integrantes do desenvolvimento e todos beneficiários de melhoria.
Esporte e Lazer, novos nichos de emprego e renda – fomento.