O atual Plano Nacional do Turismo propõe como uma de suas estratégias, intensificar a qualificação do turismo. Com o avanço da vacinação contra a Covid19, a retomada da atividade turística e a expectativa da geração de novos empregos, aumenta a demanda por profissionais qualificados capazes de prestar um atendimento de excelência aos turistas.
Investir em qualificação é uma estratégia competitiva dos prestadores de serviços turísticos, é uma forma de atender às necessidades de um mercado exigente, que muda rápido, se torna cada vez mais tecnológico, e depende do capital humano para fornecer as melhores experiências aos visitantes. É fundamental ter profissionais habilitados para encantar, impressionar e prestar um serviço de qualidade aos turistas.
Recentemente Paranaguá foi anfitriã do maior evento de capacitação em Ecoturismo e Turismo de Aventura do estado, realizado pela Adetur Litoral com apoio da Prefeitura de Paranaguá e da Fundação Boticário, e efetuado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O evento ABETA CONECTA conectou de maneira inspiradora e com a mais alta qualidade operadoras e agências de viagens do segmento de natureza e aventura atuantes no litoral. Foram abordados diversos temas como sustentabilidade, normas técnicas e marketing estratégico, para impulsionar o posicionamento das empresas no mercado e proporcionar atividades aos turistas de forma segura e inesquecível.
Regularmente são ofertados cursos visando qualificar o profissional da área: atendimento ao turista, gastronomia, hotelaria, idiomas, guia de turismo, condutor ambiental, etc. Para quem deseja ou atua na área, o Ministério do Turismo oferta 2 cursos gratuitos pelo canal Brasil Braços Abertos, online e com emissão de certificado, com as inscrições abertas até dia 30/12/2021: Atendimento ao Turismo (bba.turismo.gov.br) e Gestor de Turismo (gestor.turismo.gov.br).