Roberta Schneider Cecyn, a notável da semana. Mulher sobre quem posso escrever a vocês, nossos caros leitores, com mais segurança que o habitual. Com 16 anos, já assumia o cargo de Presidente do Interact Club de Paranaguá-Taguaré e, aos 17, de presidente do Interact do Brasil. Essas experiências proporcionaram a ela a vivência da liderança e do trabalho em equipe. Talvez, o projeto “Notáveis” já se iniciava ali mesmo e ainda não sabíamos.
Dona de um coração imenso e de uma personalidade singular, Roberta tem como uma de suas particularidades um amor imensurável ao voluntariado. Participou de inúmeros projetos sociais, mas destaca o “Cultura sem idade”: “Toda ação tem um ponto marcante, todos os projetos nos impactam de uma forma diferente, mas um que me marcou demais foi o Cultura Sem Idade. Fizemos uma festa no asilo, cheia de atrações e tinha uma senhora que não queria participar de nada e estava com a cara fechada para todos. Entre algumas conversas, descobrimos que ela gostava do Roberto Carlos. Pedimos para tocarem uma música dele e em poucos segundos ela se transformou. Pulou do sofá, chorou de emoção, nos abraçou e disse que aquele era o melhor dia da vida dela. O voluntariado, ou qualquer tipo de trabalho voltado ao social, é isso. Sobre entender o outro, sobre conectar-se com os seus desejos, com os seus valores e usá-los como ferramenta para impactar positivamente o seu dia, ano ou, com sorte (e muito trabalho), sua vida.”
Hoje, aos 20 anos de idade, a jovem cursa o 3° ano de Administração na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, trabalha no setor administrativo de uma empresa e é membro do Rotaract Club de Paranaguá-Rocio, mas destina, atualmente, o seu foco a um projeto independente: o “Escola de Notáveis”, enfatizando que “o feminismo é a mola propulsora para a resolução de vários outros problemas sociais.” Além disso, prepara-se para traduzir a sua paixão em profissão no futuro e coordena junto a mim, este projeto, que vai muito além de uma ideia a qual escolhemos levar adiante. Trata-se de uma iniciativa muito humana, com um objetivo nobre e essencial, que é sensibilizar a sociedade sobre a força e importância feminina.
Por fim, aproveito para dedicar esta edição especial à nossas notáveis e as convido a uma reflexão: muitas vezes, a fonte de inspiração para os nossos sonhos, ou a referência de força para superar os nossos momentos está mais perto do que imaginamos. Numa mulher “comum” que trabalha, seja fora ou em casa cuidando dos filhos; estuda do nosso lado no colégio ou faculdade; ou até mesmo pega ônibus do nosso lado todos os dias. Basta dedicar um tempinho para olhar nossa realidade com outros olhos e facilmente enxergar que podemos encontrar “combustível” umas nas outras para lidar com o mundo que vivemos. Roberta Schneider Cecyn é uma das minhas fontes deste combustível. E você? Já encontrou a sua?
Débora Fernandes Saif
Acompanhem-nos no Instagram: @notaveismulheres.