Alguém que tem como propósito tornar a sua cidade bilíngue e valorizar as pessoas com deficiência: Isabelle Cristina do Rosário Dias Meduna, 30 anos, primeira vereadora surda do Brasil, junto a Ana Nunes (PB).
Isabelle tem 30 anos e é surda desde os 5 meses de vida, quando contraiu meningite. É casada e, também, mamãe. Formada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Bilíngue para Surdos e, atualmente, graduanda no curso de Letras-Libras, ela abraça a sua realidade com muito carinho e sabe que ninguém pode impedi-la de realizar os seus sonhos.
É com essa determinação que ela criou o projeto que ministra aulas de Libras para a Polícia Militar, SAMU, Guarda Municipal e Bombeiros de Paranaguá, foi a primeira Pedagoga surda dentro da Escola de Surdos Nydia Moreira Garcez e abriu a sua própria Escola de Libras. Hoje, já são mais de 2000 alunos que passaram pela sua tutoria.
Não satisfeita com as vitórias individuais, ela procura estar sempre envolvida em ações solidárias e luta pelo coletivo. Exemplo disso foi a batalha contra o fechamento da Escola de Surdos de Paranaguá, que obteve sucesso graças à união de toda a comunidade.
Isabelle empenhou-se, desde 2014, para que a Câmara de Vereadores tivesse Intérpretes nas sessões. Em 2019 isso tornou-se realidade e, a partir de 2021, ela poderá vivenciar essa vitória sob uma nova perspectiva: a de vereadora. Como única mulher eleita na Câmara em Paranaguá, ela espera manter diálogo com todas as mulheres e viabilizar projetos em prol das mesmas. O seu conselho é “por maior que seja a dificuldade que você enfrenta, não desista”.
Além de não desistir, é muito importante manter objetivos em pé e é por isso que Isabelle já está pensando em ingressar no mestrado. Para acompanhar essa Notável, siga-a no Instagram @isabellediasvereadora.
Siga-nos também @notaveismulheres
Roberta Schneider Cecyn
Leia também: Celmira de Paula Gnata