conecte-se conosco

Notáveis

Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi

Publicado

em

Nossa notável da semana marca presença em uma profissão onde o número de mulheres presentes é, ainda, pequeno. Nascida em Curitiba no dia 13 de maio de 1989, Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, 2.ª Tenente do Corpo de Bombeiros do Paraná, viveu na capital até 2015, quando depois de formada na Academia Policial Militar do Guatupê, como oficial do Corpo de Bombeiros, passou a trabalhar na cidade de Foz do Iguaçu, onde residiu por dois anos. Atualmente, a tenente mora em Apucarana e trabalha na região do 11º Grupamento de Bombeiros. É casada e seu marido também é bombeiro militar.

Um  dos motivos que  levou Ana a escolher a profissão bombeiro militar, foi poder ajudar o próximo em  momentos difíceis. A tenente diz que uma de suas satisfações é “poder ser, junto com outras pessoas, porque nunca fazemos nada sozinhos, a diferença na vida de alguém”. A notável conta que desde pequena, em atividades na Igreja, participando das missas, de grupos na Igreja, ações na escola e com os vizinhos, sempre gostou muito de poder ajudar. Ana conta que sempre que possível, participa de programas com cunho social. Aos finais dos anos, no período da temporada, militares de todo o estado vêm ao litoral para trabalhar nos serviços de prevenção a afogamentos e também nos salvamentos, além de outras atividades rotineiras do Corpo de Bombeiros como atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e afins e Ana Paula, logicamente, marca presença e conta que: “Cada novo período de trabalho é uma experiência única e o trabalho realizado, não somente no litoral mas também na cidade de origem, é uma oportunidade de poder fazer o seu melhor para poder ajudar alguém.”

Não obstante todos os feitos notáveis desta super heroína da vida real, Ana Paula também é formada em Publicidade e propaganda, tem pós-graduação em Segurança Pública e hoje faz uma especialização em Gestão de Pessoas. A notável tem como propósito: “Poder ser reflexo/”exemplo” para pessoas que tenham o mesmo sonho que um dia eu tive (ser bombeira militar).” Além de contar com uma história inspiradora, temos aqui um incentivo a nunca desistir. A tenente teve que fazer uma cirurgia no joelho e também na vista para poder entrar no Corpo de Bombeiros, pois alguns meses antes do teste físico, rompeu o ligamento do joelho e precisou se submeter à cirurgia e inúmeras sessões de fisioterapia para se recuperar. Depois disso, foram 4 anos de estudos e treinamentos até conseguir a tão almejada aprovação no concurso. 

Um aprendizado da sua profissão?  “A perseverança, a motivação, a fé, a esperança e o nunca desistir. Não somente durante os treinamentos que passei no Curso de Formação, mas também a cada novo atendimento realizado nos dias de trabalho (porque pessoas dependem de você), a cada dificuldade encontrada.” 

Por fim, a notável compartilha conosco um pensamento que gosta muito e diz sempre carregar consigo desde que descobriu que queria ser bombeira militar:  “Jamais desista daquilo que você realmente quer fazer. A pessoa que tem grandes sonhos é mais forte do que aquela que possui todos os fatos”. (H. Jackson Brown Jr).  

Com essa injeção de ânimo, encerramos a notáveis dessa semana frisando a ideia de que podemos tudo, basta querermos!

Leia também: Mônica Couto Meyer Borges

Publicidade










plugins premium WordPress