Para contar essa história, não precisei pedir informações a ninguém. Talvez, eu conheça mais a essa notável do que a mim mesma. Aliás, sou parte dela.
Denise Schneider, nascida em 1975, em Santa Maria- RS. Aos dois anos de idade veio a Paranaguá e aqui estabeleceu a sua vida. É conhecida por todos pela sua simpatia e alegria. Ela tem aquele carisma que é quase um magnetismo pessoal, sabe? É impossível estar perto dela e não se sentir acolhido.
É graduada em Pedagogia, pela então FAFIPAR (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá), pós-graduada em Magistério da Educação Básica, foi tesoureira do antigo banco Sudameris/ Real e por anos geriu uma empresa. Pode parecer que durante a sua experiência ela não exerceu a sua função de formação, mas é exatamente o contrário. Denise é pedagoga de corpo e alma e consegue aplicar os seus conhecimentos em qualquer área: na vida pessoal, na criação das filhas, nos encontros com as amigas e no trabalho (seja ele qual for). Dinamismo e didática são quase o seu sobrenome.
Falando em filhas, eu sou uma das 3 que ela tem e é por isso que eu falo com tanta confiança sobre essa mulher. Desde sempre, ela nos ensinou a confiarmos em nós mesmas e nos nossos sonhos. Hoje, eu escrevo com emoção, porque eu estou vivendo o começo dos sonhos que ela ajudou a moldar. Agora, não tão pertinho fisicamente, sei que o seu coração está apertado, mas estou aqui para lembrá-la da mulher maravilha da vida real que és e de todo mérito que tem.
A Denise Schneider é idônea, transparente, fiel, gentil, competente e amiga. Toma a frente das coisas com naturalidade e está sempre querendo ajudar a todos com o que pode. No início de 2020, a vida deu um jeito de levá-la novamente para a área que é a sua verdadeira paixão: a educação. Desde então, ela faz parte da coordenação da equipe pedagógica de uma escola e está lá dando suporte e direcionamento para pais e alunos do ensino infantil ao médio. E podem ter certeza que, assim como foi (e ainda é) com as suas filhas, ela não está preocupada somente com a educação formal que os alunos recebem. Ela está a todo momento ensinando valores e dando exemplos de conduta para que quem está perto dela faça do mundo um lugar melhor. Talvez ela nem saiba que faz isso, porque faz com o coração. E o coração dela brilha.
Roberta Schneider Cecyn
Siga @notaveismulheres no Instagram e sugira as próximas homenageadas!