Sabe quando nós conhecemos uma pessoa que tem tanta luz própria que nunca mais esquecemos? Débora Fernandes Saif é assim.
Filha caçula entre vários irmãos, ela veio ao mundo com a missão de ser suporte. Digo isso, porque, comumente, ela é tida como uma fortaleza para as pessoas ao seu redor. Sempre muito sensível às emoções do outro, ela sabe ser colo e conforto. Por outro lado, é muito decidida e convicta dos seus valores. Isso explica muita coisa sobre ela!
A De tem 20 anos e está cursando a graduação de Direito, área que ela admira e quer atuar porque diz que ela abre uma porta para um universo que a convida diariamente a rever conceitos e encarar situações de uma nova perspectiva. “Me traz uma compreensão maior acerca da sociedade atual e da incontestável importância da luta pela justiça. Principalmente pela dos mais fragilizados”.
Mas o direito não é a sua única paixão. Desde muito nova, a música faz parte da sua vida. “A música é a arte que desperta em mim o desejo latente de felicidade e autoconhecimento. É onde encontro minha versão mais autêntica. Tenho letras e algumas melodias, mas divulgá-las não faz parte do meu plano, pelo menos por hora. Escrevo nos meus momentos mais profundos e não tenho vontade de compartilhá-las. É uma coisa minha, do meu eu comigo e pretendo preservar isso. Mas quem sabe um dia, né? Recentemente fui aprovada num vestibular de música – licenciatura, mas ainda não sei bem o que fazer a respeito”.
Ela conta que o convite para fazer parte da Notáveis foi gratificante e seguir com esse projeto tem sido ainda mais. A ideia original tinha como base não buscar “super-heroínas”, mas sim, mulheres do cotidiano com feitos notáveis. A verdade é que a cada mulher que aceita fazer parte da história desse projeto e aceita deixar com que façamos parte da história dela, nos faz enxergar que todas nós somos super-heroínas no nosso cotidiano. Desde a mãe que dedica esforços ao lar e aos filhos, à mulher que se dedica a enfrentar os desafios do mercado de trabalho e as que fazem ambos.
“O projeto me ensina muito e me faz ter ainda mais certeza sobre a importância da luta pelos nossos direitos jurídicos, políticos e sociais”.
Essa Notável está por trás de todas as outras que apresentamos aqui e nos faz lembrar de que não precisamos de todas as certezas para admirarmos a nós mesmas. E você, já se parabenizou hoje pela super-heroína que é?
Siga @notaveismulheres no Instagram!
Roberta Schneider Cecyn
Leia também: Ystefani Oliveira