Na linha de frente no combate à COVID-19, Anna Roberta Fontes Gonçalves, de 27 anos, conta que pede todos os dias para ter saúde física e mental para continuar fazendo a sua parte, ajudando e levando palavras de conforto a quem precisa.
Enquanto criança, tinha o sonho de ser veterinária, mas quando o seu cachorrinho quebrou a pata, ela não teve coragem nem de chegar perto dele. Foi assim que ela percebeu que o seu propósito, na verdade, estava bem pertinho, espelhado na sua mãe. Anna foi criada pela avó Adair Fontes, que era professora, enquanto a mãe trabalhava como técnica de enfermagem. Desde pequena, observava a luta diária dessas duas mulheres e hoje, de alguma maneira, segue os passos das duas.
Ela tornou-se Técnica em Enfermagem, também, e começou a trabalhar como rádio operadora do SAMU Litoral. Depois de 10 meses de muita dedicação, Anna passou no concurso do SAMU e desde de 2015 ela já realizou mais de 2500 atendimentos.
Por ser uma pessoa bastante expressiva e comunicativa, logo foi chamada para dar aula no centro educacional onde se formou e hoje ajuda a formar os/as socorristas, técnicos (as) de enfermagem e técnicos (as) de Raio X que fazem a diferença nas vidas dos pacientes todos os dias no litoral do Paraná.
Trabalhando em hospitais e em unidades básicas de saúde, ela já vivenciou plantões chocantes, atendendo desde partos, até vítimas de acidentes gravíssimos. Com isso, ela aprendeu que sempre podemos fazer a diferença na vida de alguém. “Alguns pacientes, muitas vezes, só precisavam de alguém que segure as suas mãos e diga “estou aqui com você, mesmo que tudo esteja dando errado””, é isso que ela transmite aos seus alunos e que leva para outras áreas da sua vida.
Salve vidas como a Anna Roberta. Salve vidas como uma garota!
Roberta Schneider e Débora Saif
Siga-nos no Instagram @notaveismulheres!
Leia também: Roberta Schneider Cecyn