conecte-se conosco

Maçonaria

SIGNIFICADO DO TERMO DO MEIO DIA À MEIA NOITE

Na Maçonaria temos esse termo para que saibam os Irmãos que trabalhamos incessantemente do meio dia a meia noite em pro da humanidade.

Publicado

em

Na Maçonaria temos esse termo para que saibam os Irmãos que trabalhamos incessantemente do meio dia a meia noite em pro da humanidade. Esse termo tem seu significado, tudo iniciou no nascimento do Zoroastro, também conhecido como Zaratustra, foi um sábio árabe nascido no século VII a.C., cujo pensamento influenciou religiões monoteístas tais como; o Islamismo, o Judaísmo e até mesmo, o Cristianismo. Os livros do Zoroastrismo relatam suas proezas, desde mais tenra idade. Dizem que quando nasceu, ao contrário de chorar, ele alegremente e calorosamente riu para os presentes. Para alguns dos presentes, era sinal que havia chegado um ser de Luz; para outros um demônio, e por causa disto, no seu primeiro dia de vida, foi colocado em uma fogueira, porém, ele não se queimou. Depois foi colocado à frente de uma manada de mil bois, protegido por um destes que sobre ele se colocou, nada sofreu.

Finalmente, colocaram-no dentro de uma toca de lobos para que fosse devorado, mas, uma loba cuidou dele até que sua mãe viesse buscá-lo. O bebê cresceu e sempre foi um ser introspectivo, caminhava pelas redondezas de sua vila a indagar: Quem faz a Lua crescer ou diminuir? Quem criou o Sol e as Estrelas? Quem colocou nos homens o sentimento de Bondade e Justiça? Aos 15 anos de idade, já era um exemplo, pelo seu conhecimento dos preceitos religiosos de sua época, e, notadamente um ser bondoso para com os homens e a natureza. Alguns relatos, dizem que aos 20 anos de idade, ele se afastou de sua comunidade e, por dez anos viveu em contemplação e meditação. Aos 30 anos de idade, lhe apareceu uma divindade de nome Vohu Mano (“Boa Mente”), que o levou ao encontro de Sete seres míticos. Então, lhe foi dito: “Zoroastro, se quiser, você pode encontrar dentro de si, as respostas para todas as perguntas que lhe angustiam”, dando-lhe ainda, o fardo de ser o profeta que deveria anunciar a boa nova ao povo. “- Porque eu? Não sou poderoso e nem tenho recursos!” Questionou Zoroastro. Em uníssono, os seres responderam: “-Você tem tudo de 

que precisa, o que todos igualmente têm: Bons pensamentos, boas palavras e boas ações”. Depois desta revelação, ele se propôs a difundir o que seria, não apenas, mais uma religião, mas, um sistema religioso-filosófico monoteísta. Este sistema, não valorizava somente o homem como redentor de si mesmo; era contra o sacrifício de animais e valorizava o trabalho como um ato sagrado. “O que mais vale em um trabalho, é a dedicação do trabalhador”. “O que lavra a terra com dedicação, tem mais mérito religioso, do que poderia obter com mil orações, sem nada fazer”.

Mas o que isso tem a ver com Maçonaria? Zoroastro reunia seus seguidores, em reuniões secretas dentro do Templo… DO MEIO DIA À MEIA NOITE.  Na Maçonaria, tudo existe com um propósito maior. Esta pequena frase é o fio da meada, para aqueles que estudando, aprenderão que, “Deus está sempre à tua porta, na pessoa dos teus Irmãos de todo o Universo”. Igual a esta mensagem subliminar, existem outras mais em nossos Rituais, que os ritualistas colocaram para que possamos pesquisar sobre seus autores e suas obras. O objetivo deste pequeno artigo, é despertar a vontade de conhecer um pouco mais sobre o assunto, fazer uma pesquisa enriquecendo nossos conhecimentos e Estudos. Lembre-se, que todos nós, independente do Grau ou do Cargo na Maçonaria, somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas e pelo ensinamento recebido e ministrado a todos os Irmãos.

Yassin Taha

Dep Federal GOB

Publicidade










plugins premium WordPress