conecte-se conosco

Maçonaria

5 de maio

Aniversário de Fundação da Loja Perseverança

Publicado

em

A Loja Maçônica União Paranaguaense foi a primeira da ainda Comarca do Paraná, pertencente à Província de São Paulo. Fundada em 21 de março de 1837, recebeu a carta constitutiva (ou seja, a autorização para funcionamento) em 03 de junho do mesmo ano. Este dado está disponível no Boletim n.º 1896, página 348, do Grande Oriente do Brasil, potência maçônica pertencente. A loja maçônica recebeu o 38º número de ordem do GOB.

Até a instalação da primeira Delegacia do GOB para o Paraná em 1902, não havia nenhum organismo que comandasse a maçonaria na então Comarca de São Paulo, elevada à categoria de província em 29 de agosto de 185334. Portanto, as lojas eram fundadas e, ora subordinadas diretamente ao Grande Oriente do Brasil (ou Delegacia correspondente), ora insubordinadas, sem registros que confirmem algum tipo de relacionamento.

Da Loja Maçônica União Paranaguense deu origem a Fraternidade Paranaguense em 1859, e com a ruptura cisão do GOB onde originou Grande Oriente Beneditinos em 1864 foi fundada  a Loja Perseverança de Paranaguá, nascida em 5 de maio de 1864, considerada “a mais  importante loja do Brasil no período provincial”, sobretudo por liderar o movimento abolicionista e campanhas visando a Proclamação da República.

Em 18 de janeiro de 1868 foi aprovada uma proposta apresentada pelo Venerável Dr. Alexandre Bousquet, na qual estabeleceu “que todos os fundos, tanto da tesouraria como de beneficência da Loja, que excedessem de seus gastos e todo o saldo de ambos os cofres, será empregado em libertar escravos de qualquer cor, unicamente do sexo feminino, que não tenham mais de quatro anos de idade e de idade menor”.

A Perseverança funcionou a princípio em um prédio localizado na Rua das Flores (Silva Lemos), atualmente Hugo Simas. Posteriormente em 1865 a Loja mudou-se para um sobrado de propriedade do Maçom TRISTÃO EUCLIME D’WALDUVAL, situado a Rua do Ouvidor (hoje Faria Sobrinho), pagando o aluguel de… 15 mil reis, mensais. O mencionado sobrado foi adquirido em 1867, pela importância de um conto e oitocentos mil reis, sendo estabelecida uma entrada de quinhentos ou seiscentos mil reis e o restante seria pago no prazo de dois anos. A compra do prédio foi registrada em escritura publica, datada de 30 de julho de 1867.

A Loja Perseverança de Paranaguá administra um Abrigo dos Idosos e uma Creche, além disso também participa na formação de alunos com convenio na Instituição ISULPAR da cidade, liderada pelo presidente da Comissão de Ação Social da Loja Maçônica Perseverança, Fabiano Vicente Elias.

Em 2019, a Loja recebeu o Honorável título de Cruz da Excelência Maçônica.

Yassin Taha

Dep Federal GOB

Continuar lendo
Publicidade

Em alta