Maçonaria

Maçonaria, tradicional e moderna

A Maçonaria vem sendo praticada mais ou menos do mesmo jeito e com a mesma essência desde 1717,

O segredo da Maçonaria

O segredo da Maçonaria

A Maçonaria vem sendo praticada mais ou menos do mesmo jeito e com a mesma essência desde 1717, ano apontado pelos historiadores como marco inicial de seu surgimento na sua forma atual, na Europa. Nesses mais de 300 anos, a história da Ordem é muito rica em fatos e eventos desafiadores para a sua sobrevivência, como em tempos de guerra, ou quando a propagação de mitos e perseguições se levantaram contra os seus princípios fundamentais de liberdade, igualdade e fraternidade, no mais das vezes obrigando-a a ser discreta para proteger-se. 

Ao inviabilizar no ano passado o encontro de seus integrantes no ambiente físico tradicional, o isolamento social ocasionado pela pandemia de Coronavírus possivelmente também entrará para a história como mais um desses momentos desafiadores vencidos principalmente pela firmeza de princípios da Maçonaria.

Mais uma vez a capacidade de adaptação mostrou-se presente, e as reuniões continuaram a ocorrer virtualmente, em sessões online, postergando-se para o pós-pandemia apenas algumas atividades da tradição que preveem a presença física. E foi-se além, com a realização de encontros com uma quantidade de participantes inédita, de tantos lugares distintos, que seriam inviáveis de realizar presencialmente, inclusive pelo custo que isso representaria. Mais que uma tendência, é uma prática que seguramente veio para ficar.

Adapta-se e moderniza-se também a Maçonaria ao ampliar o uso do ambiente virtual e das chamadas redes sociais como meio de disseminar informações a seu respeito, visando chegar ao público em geral de forma muito mais rápida e extensa. Ganha com isso no combate à desinformação e à ignorância, que têm servido de arma inclusive para golpistas que irregularmente “vendem” o ingresso na Ordem.

No Paraná, no último ano, as três Potências Maçônicas regulares se uniram e lançaram o site “Maçonaria Paranaense” (https://maconariadoparana.org.br/#home), que apresenta informações completas sobre a Instituição, em conjunto com as principais redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube), de forma oficial, ampla e aberta para todos. Ganha a Maçonaria ao tornar-se mais conhecida e ganha a Sociedade por conhecer melhor a Maçonaria. 

Um pouco de história

A primeira Loja Maçônica a instalar-se em Paranaguá, quando está ainda era Comarca da Província de São Paulo, foi a Loja União Paranaguense, em 21 de março de 1837, portanto 120 anos após o surgimento da Maçonaria mundial em 1717. Esta loja já não estava ativa duas décadas depois, quando foi fundada a Loja Fraternidade Paranaguense, em 1º de fevereiro de 1860. Sua duração foi ainda mais curta, pois também já não mais existia quando, em 5 de maio de 1864, foi fundada a Loja Perseverança, que neste ano completou 157 anos, uma das mais antigas em atividade do Brasil.

Dúvidas sobre a Maçonaria? Encaminhe sua pergunta para esta coluna no e-mail [email protected]

Responsável: Loja Perseverança – Jorn. Fernando Gerlach (DRT-PR nº2327)

Você também poderá gostar

Maçonaria, tradicional e moderna

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Maçonaria, tradicional e moderna

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)